Como os dados do Google Analytics alteram as campanhas de Marketing
Os dados fornecidos pelo Google Analytics são também importantes geradores de alterações.
É do conhecimento geral que a obtenção de dados estatísticos constitui a primeira parte do caminho para criar campanhas de marketing de sucesso. Fornecem informações essenciais sobre o desempenho da campanha e ajudam também a avaliar o ROI dos anúncios.
No entanto, o que estudos fidedignos têm vindo a demonstrar é os dados não são apenas fundamentais como ponto de partida mas acima de tudo como geradores de alterações.
Estatísticas relevantes
Um estudo recente, lançado em Outubro de 2014, promoveu um inquérito a 331 executivos sénior dos mais diversos sectores. 64% dos inquiridos eram vice-presidentes ou diretores, 28% executivos de terceiro nível ou vice presidentes sénior.
As indústrias representadas no inquérito incluem: tecnologia (21%), retalho (18%), telecomunicações (15%) e bens de consumo primário (10%). Quase metade (48%) das respostas provêm de empresas que geram rendimentos anuais acima de 1 bilião de dólares.
Relativamente ao número de trabalhadores, 24% tinham mais de 50,000 funcionários e 27% representavam empresas com números entre os 10,000 e os 50,000 de funcionários.
Sete em cada dez executivos inquiridos acreditam que a credibilidade fornecida aos dados do Google Analytics e a influência que estes têm na sua tomada de decisões irá ou aumentar significativamente (24%) ou aumentar (47%), nos próximos 3 anos.
Atualmente, marketing gerado a partir de dados é percepcionado pela maioria dos inquiridos como uma vantagem competitiva em termos de fidelização de clientes (47%), de aquisição de novos clientes (43%) e de satisfação de clientes (42%).
As mais comuns alterações a campanhas de marketing apontadas como sendo provenientes da informação do Google Analytics foram: alterações de Target (38%), extensão ou repetição da campanha (36%) e alteração da campanha na íntegra (34%).
De entre os “líderes” do marketing baseado em dados analíticos, 61% apontam um aumento significativo do ROI nas campanhas geradas a partir do Analytics – a maior alteração despoletada pelos dados analíticos é a extensão ou repetição da campanha.
Conclusão
Concluindo, o estudo mencionado comprova a importância que se tem vindo a dar aos dados adquiridos através do Google Analytics, para campanas de marketing eficazes.
Os dados ministrados não só permitem estudar o mercado de forma mais aprofundada. É possível também identificar rapidamente alterações e ações cujo desempenho não está a decorrer como previsto. São verdadeiras fontes de melhoria.
Em suma, saiba mais sobre estes temas no nosso blog e nas redes sociais Facebook e Instagram!