Voltar

Como os dados do Google Analytics alteram as campanhas de Marketing

Os dados fornecidos pelo Google Analytics além de excelentes pontos de partida para traçar as estratégias das campanhas de Marketing são também importantes geradores de alterações.

Mobile finance and analytics concept

É do conhecimento geral que a obtenção de dados estatísticos constitui a primeira parte do caminho para criar campanhas de marketing de sucesso. Fornecem informações essenciais sobre o desempenho da campanha e ajudam também a avaliar o ROI dos anúncios.

No entanto, o que estudos fidedignos têm vindo a demonstrar é os dados não são apenas fundamentais como ponto de partida mas acima de tudo como geradores de alterações.

Um estudo recente, lançado em Outubro de 2014, promoveu um inquérito a 331 executivos sénior dos mais diversos sectores. 64% dos inquiridos eram vice-presidentes ou diretores, 28% executivos de terceiro nível ou vice presidentes sénior.

As indústrias representadas no inquérito incluem: tecnologia (21%), retalho (18%), telecomunicações (15%) e bens de consumo primário (10%). Quase metade (48%) das respostas provêm de empresas que geram rendimentos anuais acima de 1 bilião de dólares.

Relativamente ao número de trabalhadores, 24% tinham mais de 50,000 funcionários e 27% representavam empresas com números entre os 10,000 e os 50,000 de funcionários.

Como os dados do Google Analytics alteram as campanhas Marketing

Sete em cada dez executivos inquiridos acreditam que a credibilidade fornecida aos dados do Google Analytics e a influência que estes têm na sua tomada de decisões irá ou aumentar significativamente (24%) ou aumentar (47%), nos próximos 3 anos.

Atualmente, marketing gerado a partir de dados é percepcionado pela maioria dos inquiridos como uma vantagem competitiva em termos de fidelização de clientes (47%), de aquisição de novos clientes (43%) e de satisfação de clientes (42%).

As mais comuns alterações a campanhas de marketing apontadas como sendo provenientes da informação do Google Analytics foram: alterações de Target (38%), extensão ou repetição da campanha (36%) e alteração da campanha na íntegra (34%).

De entre os “líderes” do marketing baseado em dados analíticos, 61% apontam um aumento significativo do ROI nas campanhas geradas a partir do Analytics – a maior alteração despoletada pelos dados analíticos é a extensão ou repetição da campanha.

Concluindo, o estudo mencionado comprova a importância que se tem vindo a dar aos dados adquiridos através do Google Analytics, para campanas de marketing eficazes.

Os dados ministrados não só permitem estudar o mercado de forma mais aprofundada como identificar rapidamente alterações e ações cujo desempenho não está a decorrer como previsto. São verdadeiras fontes de melhoria.

 

Saiba mais sobre estes temas no nosso blog e nas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados