Voltar

Google News cancelado em Espanha

A Google recusa-se a aceitar o pagamento da taxa de clipping exigida pela lei espanhola, a partir de 1 de janeiro, cancelando o serviço Google News neste país.

Google News cancelado em espanha

O Governo espanhol decretou que, a partir do dia 1 de Janeiro de 2015, todos os websites que fazem clipping de notícias serão obrigados a pagar uma taxa à publicação original, decisão esta que já tinha sido tomada por outro país europeu – a Alemanha.

De acordo com o comunicado avançado pelo governo espanhol, esta medida visa proteger os jornais e publicações, evitando assim que percam dinheiro devido à divulgação das suas notícias na Internet.

Assim, após ter-se recusado a pagar esta taxa, a gigante tecnológica Google, informou a comunidade do término dos seus serviços em território espanhol, já a partir de dia 16 de dezembro.

De acordo com a empresa Google, o facto de não ganhar publicidade através do Google News, faz com que se torne inviável pagar às publicações pela partilha de notícias.

Após o anúncio da Google, a AEDE (Associação de Editores de Diários Espanhóis) pediu ao governo para manter a relação com o Google News, sendo esta uma grande fonte de tráfego e, consequentemente, receitas.

Ainda assim, de acordo com a AEDE, as condições deverão manter-se, ou seja, a Google será obrigada a pagar a mesma taxa que os restantes agregadores de notícias, o que torna as negociações mais complicadas.

Apesar desta decisão, da qual aguardamos desenvolvimentos, a Google anunciou que não deixará de prestar os restantes serviços em Espanha, não prejudicando assim os seus utilizadores.

Será correta esta decisão por parte do governo espanhol?

Ora, a verdade é que a AEDE, bem como as próprias publicações espanholas, têm consciência de que a diminuição de tráfego e notoriedade representam perdas muito maiores, do que o não pagamento da taxa exigida pela lei.

Assim, atualmente, está tudo nas mãos do governo espanhol. Tentará a autoridade espanhola reverter a situação para manter o serviço Google News no seu país?

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados