Voltar

Marketing digital, os 8 pilares obrigatórios

Campanhas de marketing digital devem seguir obrigatoriamente algumas regras e ter em conta determinados procedimentos para alcançar o sucesso desejado.

Marketing digital

As campanhas integradas de marketing digital, que englobam todas as potencialidades do universo online, traduzem-se mais eficazmente em vendas do que as campanhas que se cingem a uma ferramenta única.

A verdade é que é necessária uma visão holística sobre a estratégia a implementar, que através do seguimento dos 8 pilares obrigatórios do marketing digital conduzirá a comunicação da marca ao sucesso.

De acordo com um recente estudo apresentado pelo Online Marketing Institute os oito pontos seguintes são a base do marketing digital e devem fazer parte de todas as campanhas.

Análise

Sem a componente de análise as campanhas tornam-se imprevisíveis sendo impossível perceber o que está a ser feito de forma correta e/ou incorreta.

Nas campanhas de marketing digital existe um vasto leque de dados que é possível quantificar, de forma a conseguir  medir o sucesso de determinada campanha. Desde o custo por clique em campanhas de PPC, ao comportamento dos consumidores e seguidores das redes sociais, até à taxa de abertura de um email.

Todos os dados são importantes para a otimização da campanha, sobretudo aqueles que permitem que as campanhas sejam mais atrativas para os consumidores.

Mobile Marketing

A verdade é que qualquer marca quer estar onde o seu público-alvo está e cada vez mais o público acede e comunica através de dispositivos móveis, que marcam mais presença na vida dos consumidores.

Desde a importância dos responsive websites à necessidade de otimização das campanhas de email marketing para os dispositivos móveis, o mobile marketing consiste numa oportunidade imperdível para as marcas que querem estar mais próximas dos consumidores e responder às suas necessidades.

Email Marketing

Cerca de 91% dos consumidores assume verificar a sua caixa de email pelo menos uma vez por dia, sobretudo agora com o aumento dos dispositivos móveis.

Quando otimizadas da melhor forma, as campanhas de email marketing, são uma grande mais valia uma vez que tornam possível a partilha de mensagens e conteúdos relevantes com o consumidor,  enfatizando assim a relação marca-consumidor.

SEO

Todas as campanhas de marketing digital devem, obrigatoriamente, ser acompanhadas por estratégias bem conseguidas de SEO.

As campanhas de search engine optimization (SEO) contribuem para o aumento do tráfego para o website, uma vez a que impulsionam o ranking do mesmo nos motores de busca, satisfazendo as necessidades de procura dos consumidores.

Digital Marketing

Social Media

Cada vez mais as redes sociais apostam no desenvolvimento de novas ferramentas e com elas surgem ainda novas formas de mensurar os resultados.

O social media é, atualmente, uma forma próxima e eficaz de fazer passar a mensagem da marca e sobretudo compreender o comportamento dos consumidores face a diversos produtos e serviços de uma marca.

Neste caso, é necessário uma abordagem estratégia que defina sobretudo quais as redes que devem ser desenvolvidas consoante a mensagem e os objetivos da marca.

Online Advertising

Os anúncios online surgem como forma de sustentar as campanhas das marcas e andam de braço dado com as estratégias de SEO.

A publicidade digital é uma grande mais valia dada a sua característica de mensuração de resultados bem como de segmentação por público-alvo. Desde display ads, a anúncios nas redes sociais e a search ads existe um vasto leque de opções que se destinam a diferentes objetivos.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a base das restantes estratégias, uma vez que está presente em qualquer ferramenta: desde email marketing, a social media ou mobile marketing.

Para 71% dos profissionais de marketing a geração de leads é o objetivo primordial do marketing de conteúdo.

Através da sua capacidade de sedução e da partilha de informações relevantes para os futuros consumidores, o marketing de conteúdo é um dos pilares mais fortes.

Automatização do marketing

A automatização do marketing permite que os profissionais tenham informações sobre todas as fases do processo conseguindo assim refletir melhor e de forma integrada sobre o sucesso da campanha a decorrer.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados