Voltar

O novo Paradigma das Novelas e a comunicação digital

A comunicação das novelas também está diferente?

O nascimento de uma nova era de comunicação e o aparecimento de novas plataformas online, obrigou a que os meios de comunicação tradicionais acompanhassem a migração dos seus consumidores para o universo digital.

Mais de 30 anos passaram desde a primeira exibição de uma telenovela integralmente portuguesa, Vila Faia. Denota-se que atualmente a luta constante pelo aumento das audiências já não se faz unicamente através do prime-time das próprias estações televisivas.

O que ocorre nos dias de hoje?

Nos dias de hoje a próprias novelas têm necessidade de sair do ecrã e comunicar diretamente com os espectadores através de websites, Facebook, Twitter, Instagram.

De acordo com Henry Jenkins a isto chama-se Cultura de Convergência, que pressupõe o acesso ao mesmo conteúdo através de diferentes plataformas, a cooperação entre os vários suportes de comunicação, a mudança de comportamento dos consumidores que procuram novas formas de entretenimento e informação.

Esta cultura relaciona-se diretamente com a participação dos fãs nos produtos mediáticos de entretenimento, uma vez que acabam por ganhar mais espaço para partilhar as suas opiniões e realidades sobre o que é o produto Novela.

Se há mais de 10 anos a comunicação das novelas e atores era desenvolvida unicamente através dos meios tradicionais, hoje o primeiro impacto é feito através do digital, nomeadamente nas redes sociais.

As novelas e o impacto digital

As novelas sempre foram uma experiência em grupo, mas ao contrário do antigamente já não exigem estar na mesma casa, ou a assistir na mesma televisão. Agora, os telespectadores compartilham as suas opiniões em praça pública, unidos por #hastags e likes.

Os próprios atores, além de representantes exímios de personagens, assumem uma comunicação mais direcionada ao consumidor final, suportada maioritariamente nas redes sociais.

É no Facebook, por exemplo, que se encontram cerca de 5.800.000 de portugueses (com idades acima dos 13 anos), mais de metade da população nacional, que acedem em média mais de 10 vezes por dia às redes sociais.

amor-banner

Exemplo da novela Amor Maior

Falemos de um exemplo prático, a mais recente novela da SIC – Amor Maior, que no espaço de 2 meses conquistou mais de 11 mil fãs no Facebook, ainda antes do primeiro episódio ter sido apresentado à audiência.
Uma novela em prime-time, um produto querido dos consumidores, com uma forte aposta no digital, desde website, as redes sociais, passando inclusive por passatempos.

A verdade é que, as novelas como o caso de Amor Maior da SIC, sentem também a necessidade de captar a interação da sua audiência. Convertem os momentos de lazer em ofertas para os seus fãs.

Isto é precisamente uma prova desta mudança de paradigma, que obrigou as estações televisivas a aumentar o seu espectro de suportes de comunicação. Foi necessário aliar-se à internet como mecanismo de fidelização de telespectadores.

Esta mudança de paradigma ganhou um novo espaço no mundo, inclusive das agências de marketing digital. Permitiu aqui um novo segmento de mercado: a comunicação digital de produtos televisivos e/ou atores.

No caso da Novela Amor Maior, da SIC, o Passatempo Facebook foi desenvolvido pela SmartKISS, tendo por base a mecânica do jogo Quem é Quem. O objetivo é principalmente aumentar a participação dos fãs no universo da novela e incentivá-los a criar relações com atores e personagens.

Através deste passatempo e da comunicação online de programas televisivos, as próprias estações acabam por expandir o universo das novelas. Conseguem assim, uma interação direta com os espectadores, mesmo em momentos extra episódio.

Uma realidade cada vez mais frequente e que promete revolucionar a forma como assistimos às novelas.

Acompanhe este e outros assuntos no nosso SmartBlog!

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados