Voltar

Novos insights sobre o Quality Score do Google Adwords

No início da semana passada, o Google revelou novos insights sobre o “Quality Score” no Adwords, tentando minimizar a importância do “Quality Score”.

Adwords quality score

Segundo o comunicado do Google, o Quality Score é uma ferramenta de diagnóstico útil, não sendo no entanto um indicador chave de desempenho.

O Quality Score é como uma luz de aviso num carro que mostra o quão saudável estão os anúncios e palavras-chave de uma campanha.  No entanto, isso não deve ser o foco de gestão de uma conta, mas apenas um fator a ter em consideração.

Esta afirmação do Google é, no entanto, muito contraditória sendo que no próprio vídeo do Google, de 2011, o Quality Score foi transmitindo como sendo das métricas mais importantes de uma campanha.

No comunicado da semana passada, o Google deixa claro que a otimização para mobile influencia o Quality Score . O dispositivo do utilizador, ou seja, se é laptop, tablet, smartphone, ou qualquer outro é tido em conta quando a qualidade do anúncio é calculado pelo Google.

Os anúncios em mobile têm CTRs médios mais baixos do que em desktop, mas o Google leva isso em consideração para o cálculo do Quality Score das palavras-chave / anúncios.

Agora, o Google em vez de medir novas palavras-chave a partir do zero, vai começar com informações sobre anúncios relacionados e landing pages que já existam na campanha.

Se as palavras-chave relacionadas, anúncios e landing pages têm um boa performance, então provavelmente o Google vai continuar a ter uma opinião elevada sobre as mesmas e sobre as novas.

Deste modo, é necessário manter as campanhas com uma boa performance para que estas deem uma oportunidade às novas palavras chave e anúncios lançados.

quality score adwords

Nos novos insights sobre o  leilão do AdWords divulgados, Hal Varian lança luz sobre o peso do Quality Score no algoritmo de classificação do anúncio.

Nos cálculos elaborados pelo economista Varian no vídeo implica que formato do anúncio seja, de longe, o factor mais influente no cálculo da classificação do anúncio.

Segundo o que o Google sugere também uso de extensões de anúncio melhora  a classificação atribuída ao formato do anúncio no cálculo do AdRank.

O comunicado do Google sobre os novos insights do Quality Score levantam muitas perguntas e por isso é extremamente importante que os profissionais de marketing leiam o que foi comunicado e confirmem estes pontos nos tempos que seguem.

Contudo, o que se sabe, até à data, é que o Quality Score é importante para que os anúncios sejam bem sucedidos dado o papel fundamental na determinação da posição do anúncio bem como na determinação do valor de cada custo por clique.

Em geral, quanto  mais relevante for um anúncio, maior será o seu Quality Score  e, consequentemente, melhor será a posição do anúncio e menor o CPC.

Desta forma ser bem sucedido em campanhas de Google Adwords significa chegar ao público alvo que se pretende e um elevado Quality Score pode ajudar a chegar ao objetivo.

Se o Quality Score  desempenha um papel direto na determinação da posição do anúncio que por sua vez tem um impacto direto no CPC mexendo com todas as outras métricas, então com certeza que esta métrica é importantíssima na gestão de uma campanha.

Independentemente do comunicado feito pelo o Google e dos novos insights que foram atribuídos ao Quality Score estes são os fatos que prevalecem relativamente a esta métrica.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados