Voltar

O que é o Quality Score do Google Adwords?

O quality score do google adwords, por alguns conhecido como índice de qualidade, é uma das maiores batalhas para os anunciantes.

Quality score - Índice de qualidade

O maior objectivo do Google é, apresentar sempre os anúncios mais relevantes quando alguém pesquisa no seu motor de busca. Em cada pesquisa, o adwords procura em milhares de anúncios, e apresenta os que estão mais relacionados.

É através do quality score do google adwords que um anunciante tem a percepção se os seus anúncios estão bem ou mal cotados.

Quality Score é uma estimativa feita pelo Google  de quão relevantes e úteis são os anúncios, keywords e landing page de uma campanha para uma pessoa que pesquisou.

Esta classificação, que vai de 1 a 10, mede a relevância de uma determinada campanha e intervém diretamente com  o custo por cliques que um anunciante terá de pagar para que o seu anúncio apareça numa posição de destaque.

Quanto maior for o Quality Score, menor será o preço que o anunciante terá que pagar. Mais relevância, menor custo por clique. A prova disso é por exemplo, se determinado anunciante quiser pagar um valor superior por clique mas tiver um quality score baixo, e um anunciante quiser pagar um valor inferior por clique mas tiver um melhor quality score, o 2º anunciante poderá aparecer numa posição superior comparativamente ao 1º anunciante.

Quais as componentes do Quality Score?

O CTR, clickthroug rate, que no seu sentido literal, significa cliques sobre impressões, é sem dúvida a componente mais importante para obter um bom quality score.

É a relação entre a quantidade de vezes que alguém clica efetivamente num anúncio em comparação com a quantidade de vezes que alguém efetivamente viu o anúncio. Quanto maior esta percentagem, melhor estará cotado um anúncio.

Para o Google esta métrica mostra a relevância de um anúncio para determinada pesquisa. Os cliques são o verdadeiro feedback dos utilizadores. Mais cliques, significa maior interesse de determinado anúncio para quem os procura.

A relevância é o 2º factor preponderante para o Quality Score. A relevância entre as Keywords, anúncios e a pesquisa de um utilizador. Google mede a relação entre estes de modo a que apenas anúncios relevantes sejam apresentados quando um indivíduo pesquisa.

A 3ª componente medida é a qualidade da Landing Page.

Landing Page é a página para qual o utilizador é reencaminhado após ter clicado num anúncio. Quanto melhor a experiência de um utilizador enquanto navega numa Landing Page, melhor será a sua cotação.

A experiência de uma landing page é medida pela facilidade com que determinada informação é encontrada pelo utilizador que a navega.

Landing Pages de alta qualidade são páginas que têm conteúdo relevante e original, fácil de navegar, com poucos tempos de espera, mínimo de pop-ups,  e máxima transparência quanto à natureza do negócio.

O valor do quality score é ainda ajustado pelo o ad rank, a posição do anúncio na página, e outros pequenos factores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados