O poder do social listening

Sejamos honestos: social listening não é sexy. É um jogo de análise, um ataque de palavras-chave, gráficos, números e dados. Mas, como qualquer bom profissional…

Voltar

Sejamos honestos: social listening não é sexy. É um jogo de análise, um ataque de palavras-chave, gráficos, números e dados. Mas, como qualquer bom profissional sabe, o smart marketing vai além do mundo de glamour de imagens perfeitas no Instagram, tweets virais e vídeos de gatos no Facebook.

Muito mais do que meramente acompanhar comentários e @menções nas redes sociais, o social listening é um processo que acompanha diversas conversas sobre tópicos, palavras-chave ou frases específicas para ganhar insights que permitem comunicar melhor com o seu público alvo. Contrariamente ao social monitoring, o social listening identifica o que gera conversas acerca da sua marca, e implementa mudanças de estratégia a longo prazo.

Desta forma, a sua marca pode criar o tipo de conteúdo que os seus seguidores realmente procuram, criar ideias novas com base nas últimas tendências e melhorar a experiência do cliente.

À primeira vista, o social listening pode parecer um grande desafio, mas o importante é focar o processo na customer journey – especificamente durante as fases de awareness, consideração, aquisição e retenção.

Awareness: construir relações com quem interessa

Quando a maioria dos profissionais de marketing pensam em awareness, geralmente começam por pensar em buzzwords e campanhas que promovam a imagem de marca. Embora isso faça parte de uma estratégia de marketing, o smart marketing deve estar sempre um passo à frente e garantir que os consumidores não só reconheçam a sua marca, mas também que tipo de conteúdo, tema e campanhas geram mais (e melhor) engagement.

Consideração: Quem é o nosso público alvo?

A sua produção social deve ser sempre alinhada com o tom de voz da sua marca, e servir de apoio aos principais objetivos de negócio. O social listening estratégico, pode ajudá-lo a determinar que segmentos do seu público estão a interagir com tipos específicos de conteúdo, e se diferentes conteúdos geram diferentes tipos de engagement. Usando o social listening, conseguimos também perceber se determinados produtos estão a ganhar mais atenção do que outros e que plataformas resultam melhor a nível de vendas.

Aquisição: Como é que ganhamos mais clientes?

Todas as atividades sociais – incluindo o social listening – devem servir o mesmo propósito: incentivar o seu público a interagir com a sua marca. Não faz sentido apostar em publicações consistentes se estas não geram engagement. Social listening permite avaliar o interesse do seu público relativamente a diferentes produtos, e, como tal, ajuda a sua marca a apostar em conteúdos que geram vendas. As percepções geradas pelo social listening servem também de apoio para campanhas pagas, já que através desta análise conseguimos perceber quais são as palavras chave mais fortes (que gerem mais vendas).

Retenção: apostar na lealdade de clientes

Se gerar novas vendas é importante, a retenção de clientes também é crucial. Da mesma forma que o social listening ajuda a melhor perceber o tipo de conteúdo que gere vendas, também é útil para identificar oportunidades para melhorar a sua relação com clientes. Ao estar atento às diversas conversas que os seus clientes iniciam nas redes sociais (reclamações, consultas, elogios, etc), consegue ter uma melhor perceção do tipo de experiência e produtos que os seus clientes valorizam.

Na SmartKISS apostamos em estratégias de smart marketing que geram resultados. Entre em contato connosco e perceba como é que a nossa equipa pode ajudar o seu negócio

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0