Persona, qual a melhor forma de construir uma?

Persona VS Público Alvo No artigo anterior, falámos de “Customer Journey Map” e da sua importância. Referimos e sublinhamos a importância da construção de Personas.…

Voltar

Persona VS Público Alvo

No artigo anterior, falámos de “Customer Journey Map” e da sua importância. Referimos e sublinhamos a importância da construção de Personas.

Mas, na verdade sabe o que é uma persona e qual é a melhor forma de construir uma?

Quando elaboramos um negócio, fazemo-lo a pensar como um método de venda para alguém em específico. Esse alguém, é o nosso público interessado no negócio, sendo que, queremos que estes se convertam em nossos clientes.

Por vezes, limitamo-nos a pensar em gênero, idade, agregado familiar, profissão, etc e definimos uma estratégia a pensar nessas características. Contudo, saiba que essas características são pouco claras, por vezes insuficientes para chegar a quem queremos na realidade. Desta forma, nós precisamos de informações mais abrangentes que nos digam em concreto, quem queremos que compre os nossos produtos ou serviços.

E a construção de uma persona, é uma solução?

Uma persona deverá ser elaborada com base em comportamentos do consumidor “fantástico”. O principal objetivo é perceber o seu quotidiano, quais as suas preferências, os desafios que enfrenta e os objetivos que pretende atingir. Devemos fazer um parênteses, para dizermos que não é necessário restringir estas características. Devemos então afirmar, que quando se descreve uma Persona não nos devemos restringir, muito pelo contrário, fazendo assim um apanhado muito completo para que se consiga retirar as informações fulcrais daquele que queremos trabalhar.

Conforme as explicações e os conceitos apresentados, deverá conseguir constatar que existe uma grande diferença entre público-alvo e persona.

Como é que a posso construir?

Para que se construa uma Persona, deve-se conhecer muito bem a pessoa que estamos a descrever, não devendo inventar factos ou acontecimentos sobre ela. Por vezes, é muito difícil descrever uma pessoa e é por isso, que é aconselhável fazer entrevistas a esse cliente e um bom briefing. É na realidade um ponto a ter em muita atenção porque faz com que consigamos perceber características que nos irão diferenciar mais tarde da concorrência. Nessa entrevista não vão existir perguntas certas ou erradas. Ainda assim, o que irá acontecer é que terá respostas que lhe irão proporcionar uma dúvida se deve ou não trabalhar aquela característica do entrevistado.

Contudo, saiba que existem templates online onde poderá descrever a persona ideal para o seu negócio. A SmartKISS dá-lhe todas as informações que necessita e como poderá construir a “Persona” certa para o seu negócio. Fique atento às novidades do nosso blog! www.smartkiss.net

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0