Voltar

Plugins que reduzem spam no WordPress

O spam pode ser um problema para muitas marcas com websites e blogs desenvolvidos em WordPress, uma vez que pode prejudicar a imagem da marca.

wp anti spam

Facilmente uma marca pode ficar com a imagem danificada se tiver um grande número de comentários de spam, sendo necessário encontrar soluções para este tipo de situações.

Contudo, a boa notícia é que afastar o spam é relativamente simples e não consome muito tempo, pois basta configurar as definições do WordPress e instalar plugins anti-spam.

Configurar as definições do WordPress:

É recomendado que, antes de instalação de qualquer plugin, se configurem as definições de discussão na área de administrador do WordPress.

Uma das opções de configuração, passa pelo desenvolvimento de uma lista de utilizadores que podem comentar o website ou blog, com base nas suas interações anteriores, impedindo assim que comentadores de spam voltem a comunicar através do website ou blog da marca.

Existe ainda uma outra opção de configuração que passa pela aprovação prévia dos comentários com links que contêm normalmente spam.

Assim, uma boa configuração das definições de discussão do WordPress é o primeiro passo mais eficaz para combater os comentários de spam e permitir a utilização de plugins.

wordpress anti spam

Plugins anti-spam:

Diversos são os plugins existentes que podem ser adicionados ao website da marca e fazer com que todos os comentários sejam filtrados, disparando um aviso quando existem comentários de spam.

O Akismet é o plugin anti-spam mais utilizado e eficaz hoje em dia, dando a possibilidade de filtrar todos os comentários do website ou blog há procura de spam.

O software não é 100% infalível, ou seja, podem existir comentários de spam que passam pela filtragem sem serem identificados. A eficácia do plugin ronda os 95% e vai melhorando com o tempo.

Esta filtragem compara os comentários no website a comentários existentes na base de dados do plug-in, sendo que os mais parecidos são etiquetados como spam.

No website do Akismet é possível avaliar estatísticas, medindo as taxas de eficácia e os resultados das filtragens.

A verdade é que, não é difícil combater o spam, já que em dois simples passos se pode reduzir o número de comentários de indiferenciados e sem mais valias para a marca.

Configurar bem a conta do WordPress e utilizar o plugin correto são as soluções mais eficazes para lidar com os comentários de spam.

Lidar com os comentários de spam não é, no entanto, tarefa simples e exata, uma vez que exige a dedicação de algum tempo e cuidado por parte dos gestores do website ou blog.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados