Voltar

O porquê das empresas locais terem websites e-commerce

As empresas locais devem ter presença online e, sobretudo apostar no desenvolvimento de um website e-commerce para satisfazer as necessidades dos clientes.

websites e-commerce

Cada vez mais o comércio físico e online se fundem sendo quase obrigatória a presença das empresas no meio digital através do desenvolvimento de websites e-commerce.

Contudo, há uma dúvida que se mantém: devem ou não as pequenas empresas estarem presentes na internet através de lojas online, ou seja, websites e-commerce?

Tendo em conta que cada vez mais os utilizadores procuram serviços e produtos na internet, e procuram efetuar as suas compras online, o desenvolvimento de lojas na internet é sem dúvida uma mais valia.

Ainda assim aqui ficam 4 razões que compravam esta necessidade:

1)   Os consumidores estão no mundo online

A verdade é esta: a maioria dos consumidores já efetua compras de diversos produtos e serviços através da internet, por isso, marcas que não ofereçam aos seus clientes a possibilidade de realizar a compra dos seus produtos online estão efetivamente a perder um grande volume de negócio.

Em abril de 2013, a empresa Accenture, revelou um estudo que demonstrava que 88% dos compradores fazem pesquisas por produtos e serviços online antes de se dirigirem a uma loja física, realizando o mais comummente chamado de “showrooming”.

No mesmo ano, um estudo da Google Pense, comprovou que 79% dos consumidores, confiam nos websites e-commerce para efetuar as suas compras e que estes são inclusivamente mais úteis para comprar certo tipo de produtos.

Além disso, o mesmo estudo comprovou ainda que o e-commerce tem mais sucesso em determinadas épocas, consoante o carácter dos produtos, o que resulta da maior ou menor procura.

2)   Há produtos que são mais rapidamente comprados numa loja online (website e-commerce)

Existem alguns produtos que, de uma forma mais simples, se vendem através da internet. Por exemplo, o caso da loja de materiais de escritório Staples, que cada vez mais cresce a nível online e decresce em termos de lojas físicas.

Cada vez mais os consumidores consideram as deslocações a lojas físicas uma perda de tempo, uma vez que, atualmente podem fazer as suas compras até através dos seus dispositivos móveis.

Aquando da decisão de desenvolver ou não um website e-commerce, as empresas locais devem fazer uma análise sobre os seus consumidores e sobretudo sobre os produtos que vendem, para apurar as suas potencialidades.

compras online

3)   Compras online são uma atividade social

Muitos acreditam que ao fazer compras através da internet se estão a perder os valores sociais que o processo de ir às compras oferece. Contudo, a verdade é que cada vez mais os consumidores procuram ver os produtos nas redes sociais e saber as opiniões dos amigos.

Um dos melhores exemplos desta tendência passa pelo continuo crescimento da rede social Pinterest, onde empresas e lojas de grande consumo partilham os seus produtos com os clientes.

A existência de um catálogo de produtos online é obrigatória seja qual for o ramo da empresa, tornando possível aos consumidores a visualização de todos os produtos da loja, sem ser necessária deslocação física.

4)   Atendimento ao cliente

Finalmente, através do desenvolvimento de um website e-commerce, surge uma nova oportunidade para as empresas relacionada com o atendimento ao cliente.

Esta loja online pode oferecer aos consumidores uma área de perguntas e respostas frequentes, para que os clientes encontrem soluções para os seus problemas, mesmo depois da hora de fecho da loja física.

Em conclusão, podemos afirmar que para aumentar o sucesso das lojas e empresas locais bem como dos websites e-commerce é necessário seguir algumas regras e dicas que potenciam o seu desenvolvimento.

Além disso, é ainda extremamente importante que campanhas de lojas online sejam acompanhas de estratégias de marketing integrado. Nestas campanhas de Marketing, online ads e redes sociais têm um papel fundamental.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados