Trabalho remoto: Como combater o isolamento a partir de casa?

Com realidade que vivemos trazida pelo Covid-19 enfrentamos tempos de incerteza e de mudança… e de trabalho remoto. Como tal, temos de adaptar a forma…

Voltar

Com realidade que vivemos trazida pelo Covid-19 enfrentamos tempos de incerteza e de mudança… e de trabalho remoto. Como tal, temos de adaptar a forma como trabalhamos e como nos relacionamos com a restante equipa. Escrevemos sobre o tema no início do isolamento social, e agora, mês e meio depois, a trabalhar em casa, voltamos a fazê-lo, sob a óptica de outro colaborador.

Trabalho remoto: Como combater o isolamento a partir do sofá e do digital?

Para aqueles que tiveram de abandonar o escritório ou a empresa fantástica e trabalhar a partir de casa como equipa, as coisas não estão fáceis. Para aqueles que tiveram de deixar os seus negócios e não têm forma de o continuar no conforto do seu lar, ainda menos.

Se, tal como nós, esta é a realidade que enfrenta neste momento, encontre aqui algum incentivo para ser produtivo e combater o isolamento social.

Para começar, sabia que o trabalho remoto pode beneficiar as empresas? Alguns estudos realizado por universidades como Harvard indicam que pode melhorar a sua produtividade, engagement, performance e lucro. Na realidade, as evidências mostram que esta será a forma mais comum de trabalhar num futuro próximo. Quer saber como adotar este modo de trabalho a longo prazo e tornar-se (ainda mais) produtivo? Nós ajudamos!

Como trabalhar em equipa?

É muito importante que escolha uma zona de casa limpa e livre de distrações para que possa manter o foco. Mantenha-se organizado e aponte tudo. Uma tarefa acabada? Aponte. Uma tarefa para realizar? Aponte. Uma reunião? Já sabe, aponte. É importante que escreva tudo o que faz para que consiga manter-se na concentrado.  

Se precisa de partilhar ficheiros, o Google Drive é uma boa opção, visto que os torna acessíveis para a equipa inteira. Não se esqueça de comunicar com os seus colegas. Estão longe uns dos outros, mas não estão sozinhos. É importante que se apoiem e tornem esta fase mais fácil de ultrapassar.

Como construir um espaço adequado ao trabalho em casa?

Quando se tem família ou amigos em casa é importante estabelecer limites. Fale com eles e defina um horário para não ser interrompido. Também é muito importante manter água e snacks perto de si enquanto trabalha. Porquê? Para que possa manter os seus níveis de energia sempre em cima e para que não tenha nenhuma quebra de tensão.

Não trabalhe pouco mas também não trabalhe em demasia! Por vezes, estar em casa torna mais complicado começar a trabalhar. Geralmente, temos a tendência de adiar ou de arranjar outras tarefas. Da mesma forma que, outras vezes, estamos tão distraídos que nem damos pelo tempo passar. Nenhuma destas opções é saudável. É imprescindível mantermos a nossa produtividade mas também temos de saber quando parar.

Outra boa sugestão para criar um ambiente adequado é investir em auscultadores que consigam isolar sons. E não, não é só para isso que eles servem. Também pode ouvir música ou podcasts para se concentrar melhor ou, até mesmo, fazer calls com a sua equipa (ou clientes).

Como combater o isolamento social?

À medida que o tempo passa pode começar a tornar-se cada vez mais complicado trabalhar em casa. A falta de sair à rua, a falta de ver pessoas e de termos a nossa liberdade começa a fazer-se sentir.

É importante apostar em chamadas de vídeo frequentes. Não conseguimos estar fisicamente juntos mas ajuda-nos a manter um certo nível de normalidade nas nossas vidas. É indispensável manter o contacto visual com os nossos colegas. Uma plataforma acessível e que pode ser utilizada para esta ocasião é o Zoom. Aqui, pode partilhar o seu ecrã, se necessário, pode fazer reuniões ou partilhar apenas a sua voz.

Uma ideia interessante para fazer com a sua equipa é a de “uma pausa virtual”. Se quando está normalmente a trabalhar faz pausas de almoço ou de café, porque não continuar a fazê-lo no conforto do seu sofá? Aproveite a tecnologia e marque um café visual com o seu grupo de trabalho para conversar sobre outros temas. Mantenha a sua vida social ativa!

Desta forma, é possível os colaboradores serem produtivos durante esta situação irregular. Não se esqueça, mantenha-se seguro e permaneça em casa. Se gostou do artigo, não se preocupe, temos mais para ler aqui!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *