Os videos de curta-duração enquanto ferramentas de Marketing Social
Com uma popularidade crescente e cada vez mais utilizados por marcas e marketers, os videos de curta-duração têm vindo a provar ser excelentes ferramentas de Marketing Social. Fique a saber porquê.
Quando pensamos em videos de curta-duração, é quase inevitável pensar no Youtube. Contudo, a verdade é que esta não é, nem de perto nem de longe, a única plataforma que incorpora videos de conteúdo.
A partir do momento em que o primeiro trailer de video foi lançado no Instagram, tanto marcas como marketers começaram imediatamente a compreender o poder dos videos de curta duração. Bem como a facilidade de os partilhar noutras plataformas que não o Youtube.
Desde esta altura, temos vindo a assistir a um verdadeiro boom de videos criativos, produzidos pelas mais variadas marcas e com múltiplos objetivos.
Na realidade, os videos de curta-duração são-nos transmitidos nos mais variados formados. Através das mais variadas plataformas sociais – videos de 6 segundos no Vine, Instavideos de 15 segundos no Instagram, videos de 2 a 3 minutos no Facebook, videos no News Feed do Google+, videos no portefólio profissional do Linkedin, etc.
Mas porque é que os videos de curta-duração são tão populares?
Bem, na verdade há inúmeras razões que os tornam tão célebres junto dos utilizadores.
Por um lado, a verdade é que este tipo de videos satisfazem de forma eficaz as exigências das nossas vidas ocupadas, pois: não nos tiram muito tempo, não requerem muita atenção e são rapidamente e facilmente consumidos.
Por outro lado, com a evolução e disseminação massiva dos dispositivos móveis, há que convir que os videos de curta-duração acabam por ser a primeira escolha pois adequam-se muito melhor a estas novas necessidades pois são muito mais “visualizáveis” para quem está em movimento.
Quais são os conteúdos de curta-duração que resultam?
1) Videos informativos (com instruções)
Mostrar aos fãs como se faz alguma coisa (solucionar um problema ou um desafio) é provavelmente a forma mais fácil de começar a criar videos de curta duração de sucesso.
Por exemplo, o Video Meals atraiu milhares de fãs no Instagram por usar snapshots complementados com instruções passo-a-passo, sobre como preparar uma refeição saudável.
Este tipo de videos, ao incorporarem um link na descrição, geraram imenso tráfego para o website do Video Meal e para o respetivo ebook.
2) Videos com efeitos especiais
O Zach King, por exemplo, é um sucesso enorme tanto no Vine como no Instagram, e porquê?
Porque cria videos curtos com efeitos especiais, que mostram situações do dia-a-dia mas com ligeiros “twists”. Como cada video é bastante curto e muito cativante, é realmente difícil ver apenas um.
Ao incluir calls to action nos seus videos, ele não só está a entreter, como também chama à atenção para o seu negócio (uma escola online que dá formação de várias técnicas de video – inclusive de efeitos especiais).
3) Videos festivos
Quando se aproxima uma data festiva ou um evento comemorativo importante, maioria das pessoas começam a procurar conteúdo relevante para partilhar nas várias redes e a verdade é que, a grande maioria das marcas fá-lo através de videos curtos e altamente partilháveis.
4) Videos de Bastidores
Um video curto é uma maneira divertida de mostrar aos seus fãs e seguidores o que se passa nos bastidores do seu negócio, atrás das câmaras, aquilo que mais ninguém vê.
Quem não adora saber como é que a empresa funciona na realidade, e como se dão os funcionários?
Os videos de curta-duração são assim, ótimas ferramentas de marketing. Não só mostram ser super apelativos e persuasivos junto dos utilizadores, como além disso permitem relacionar os mais variados temas com o quotidiano das pessoas.
Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!