Voltar

A importância do uso de “grids” em Design

O uso de “grids” em design surgiu e tornou-se popular entre os gráficos modernistas no pós-guerra, em trabalhos desenvolvidos para impressão.

grid design

Esta ferramenta foi criada na Suíça, a mesma escola de pensamento que criou a nossa venerável Helvetica.

Enquanto as “grids” se enraizaram na cultura do design de impressão, fatores como a inconsistência do CSS em todos os navegadores e a falta de formação entre os Web designers abafou a implementação das “grids”.

No entanto, os tempos estão a mudar. O desenvolvimento nos padrões web despertou de novo o interesse nas “grids” entre os inovadores desta comunidade, aumentando a quantidade de estruturas de “grids” baseadas em CSS (como o 960 Grid System e Blueprint).

Estes surgiram e ganharam rapidamente popularidade, alegando a redução significativa do tempo de desenvolvimento, ao mesmo tempo fornecendo a mesma estrutura e unidade que as “grids“ proporcionaram aos layouts do universo “offline” durante tanto tempo.

Além de fortalecer os seus layouts, a grid irá facilitar e unificar ambos os processos; design e desenvolvimento, facilitando a coerência entre os vários layouts, simplficando qualquer futura edição do site.

Escolher e usar uma estrutura pré-fabricada parece uma resposta óbvia, como uma tonelada de documentação e os recursos que já existem disponíveis.

No entanto, estes nem sempre são a resposta apropriada, especialmente para um projeto mais simples. O número de colunas na “grid” mestre e as folhas de estilo adicionais podem ser demasiado complexas para o que se pretende, especialmente se for um layout simples de três ou quatro colunas.

Por outro lado a criação de uma grid personalizada dará ao projeto uma finalização ao design única que tanto se pretende.

Arquitetura de informação

Mas quais são realmente as vantagens de uma “Grid”?

O bom de um sistema de “grid” é que permite projetar em proporções, balançando todos os diferentes elementos no design do layout. Esta “grid” deve ser sempre muito flexível, de modo a que se possa ajustar às necessidades das diferentes partes do site.

O sistema de “grid” também permite uma coerência, uniformidade e familiaridade.

Alguns sites podem funcionar com uma variedade inúmera de layouts. No entanto, para a grande maioria não será o caso, e uma “grid” vai ajudar a estruturar os diferentes layouts do site.

Isso faz também com que seja muito mais fácil codificar o projeto, aplicando este efeito modular de código CSS a toda a estrutura do site.

E quanto mais crescem os inúmeros formatos, meios e tecnologias, tais como o “Responsive Design” mais essencial é o uso de “grids”, tornando não só o  layout mais familiar, como também mais coerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados