4 formas de aumentar as conversões num blog

Redes Sociais. -

Existem 4 formas de melhorar as taxas de conversão no blog de uma marca, dando prioridade à diferença e marcando presença.

4formas de aumentar as conversões num blog

As taxas de conversão podem aumentar a base de consumidores de uma marca. O desafio está em encontrar as melhores formas para que isso aconteça, uma vez que não só as Landing Pages como os websites das marcas são boas fontes de conversões, um blog pode também ser uma poderosa ferramenta.

Contudo, seguir as práticas que toda a gente segue não é a melhor opção, pois convém ser diferente. É importante marcar uma posição com vista a atrair os utilizadores da melhor forma possível.

Existem diversas formas e técnicas que podem aumentar as Taxas de Conversão no blog de uma marca, aqui ficam 4 que devem ser prática obrigatória.

1) Banner de subscrição:

Em qualquer blog de marca é necessário existir uma forma para os utilizadores subscreverem o blog, mas nem sempre é preciso ter presente um elemento fixo.

Adicionar um banner no topo da página, que apenas aparece quando se está a ler um artigo e ainda não se é um subscritor, aumenta a Taxa de Conversão em cerca de 0,02%, valor este que pode parecer pequeno mas que se traduz em centenas de novas visitas regulares ao blog.

Esta técnica aumenta a probabilidade de ter novos subscritores e não é distrativa para os utilizadores que já o são, este banner após ter sido preenchido não pode voltar a aparecer, para não criar ruído na página.

2) Call to Action em linha:

Ao adicionar um Call to Action no final da página da publicação nota-se um aumento significativo na Taxa de Conversões.

Normalmente os Call to Action aparecem em links de “Clique aqui” ou “Saiba mais” que direcionam o utilizador para uma nova página, fazendo com que o caminho para a conversão seja grande e distraia o utilizador.

Ao colocar um Call to Action no final reduz-se o caminho para a conversão e apanha-se o utilizador no melhor momento, que é após ler a publicação onde ainda se encontra interessado pelo que acabou de ler.

Nestes casos, as Taxas de Conversão podem crescer significativamente na ordem dos 71%, traduzindo-se em milhares de conversões que levam o utilizador a fazer exatamente o que a marca pretendia.

4 formas de aumentar as conversões num blog

3) Destacar tweets:

Deste modo, a marca consegue criar uma maior relação com os utilizadores, sendo uma forma mais criativa de efetuar conversões.

Ao partilhar no blog tweets que mencionem a marca ou partilhem conteúdo criado para o blog, a marca enaltece os subscritores e incentiva à continuação da partilha do conteúdo.

Este destaque, faz com que se crie uma cadeia, pois quem é destacado mostra a amigos que também o querem ser, e que por essa razão começam a partilhar o conteúdo e consequentemente a visitar o blog e a serem convertidos em subscritores.

Assim, a marca consegue aumentar o número de visitas regulares e ter recomendações indiretas, pois se determinado assunto é partilhado começa a tornar-se credível e a provar a sua qualidade.

4) Call to Action deslizante:

Ao invés de ter um Call to Action no final da página, é também possível criar calls to action que deslizem de forma natural e não a obstruir durante a leitura do conteúdo.

Com a mesma filosofia das páginas pop-up’s, estes Call to Action servem para criar movimento na página e assim chamar a atenção do utilizador, isto é, criar um elemento que leve o utilizador a realizar determinada ação.

Esta técnica é menos intrusiva que as janelas pop-up, pois são introduzidos na página de forma fluída e não obstruem nenhum conteúdo, levando assim a um maior sucesso na Taxa de Conversão, podendo ser observados resultados de mais 46% utilizadores convertidos.

É necessário ter em atenção, que todas estas formas dependem da boa utilização de cada um, ou seja, dar ao utilizador a informação necessária em cada momento, não criando distrações desnecessárias.

No que toca a blogs, as marcas têm de inovar não fazendo o que todas as outras fazem. Criar uma experiência de utilização diferente atrai mais utilizadores e mantém os subscritores já existentes.


Partilhe a sua opinião