Voltar

5 dicas para as empresas terem sucesso no Social Media

As estratégias de Social Media são fundamentais para que as pequenas empresas aumentem a conexão com o público alvo local.

5 formas de pequenas empresas alcançarem sucesso no Social Media

O Social Media é cada vez mais necessário para o desenvolvimento da comunicação de uma empresa, seja qual for a sua dimensão ou ramo de atividade.

As redes sociais são realmente muito poderosas no que toca ao alcance do público alvo, especialmente quando falamos de pequenos negócios, impulsionando o reconhecimento da marca pelos consumidores, bem como a interação com os mesmos.

Assim, é impreterível que as pequenas empresas estabeleçam a sua presença nas redes sociais, através do desenvolvimento de estratégias de Social Media consistentes e que reflitam os objetivos da marca.

Contudo, a grande dificuldade passa por conhecer e escolher as melhores plataformas para implementar estas estratégias de Social Media.

1. Páginas de Google Plus (+)

É do conhecimento de muitos marketers, que a presença no Google Plus é obrigatória tendo em conta as suas mais valias tanto como rede social como enquanto ferramenta de SEO.

Esta rede social, muitas vezes ignorada, tem atualmente 300 milhões de utilizadores ativos, o que a torna numa grande fonte de audiência para os mais diversos negócios.

Ao incorporar a rede social Google Plus nas suas estratégias de Social Media, as empresas locais terão também presença na plataforma Google Maps, o que vai contribuir para o aumento de alcance, uma vez que aparecerá no resultado de pesquisa o mapa de localização da empresa.

O Google+ (Plus) permite ainda que os consumidores deixem os seus comentários, bem como recomendações sobre os produtos e serviços da empresa.

Recentemente a rede social da Google anunciou ainda que terá a possibilidade de desenvolvimento de anúncios, chamados post ads que serão com certeza uma vantagem para as empresas com presença ativa na rede.

2. Perfil no Foursquare

No alargado universo das redes sociais, o Foursquare é muitas vezes deixado de parte, contudo tem inúmeras mais valias, sobretudo para os negócios locais, uma vez que os consumidores podem registar a sua presença naquela localização.

O Foursquare é atualmente líder nas redes de localização, contando já com 20 milhões de utilizadores ativos, que se limitam a procurar locais e sinalizar os que já visitaram.

O benefício primordial desta rede social é ao fazer “check” numa localização todos os amigos da rede desse utilizador verão o local onde este se encontra, podendo despoletar curiosidade sobre o local.

Os utilizadores da rede Foursquare podem depois ganhar Points e Badges, que são entregues a cada check in, criando uma competição dentro da própria rede social para saber qual o membro mais assíduo.

Quanto aos locais existem os “Mayor” dos sítios que são aqueles que fazem mais check in no local durante 60 dias, e com esta competição é possível saber quem são os membros mais assíduos do local.

Estas listagem permitem aos negócios locais recompensar os seus melhores fãs com diversos tipos de promoções que podem passar por ofertas ou até mesmo descontos.

rede social foursquare indispensavel

3. Páginas de Facebook

O Facebook é, sem dúvida, a maior rede social do mundo, onde grande maioria dos utilizadores partilha o que está a fazer no momento, sobretudo através da utilização dos dispositivos móveis.

Através desta rede social, as empresas podem aumentar o seu reconhecimento junto dos consumidores locais, podem adicionar a sua localização (tal como no Foursquare) e podem ainda receber comentários, recomendações e estrelas por parte dos utilizadores.

Esta rede social permite ainda a realização de passatempos que aumentam a interação com os fãs da marca na sua página de Facebook e a realização de campanhas específicas de Facebook Ads – anúncios na rede social.

 4. Página de Twitter

Embora o Twitter seja uma rede social de cariz mais global, utilizada sobretudo para a partilha de pequenos conteúdos (com 140 caracteres no máximo), esta rede social tem agora alguns recursos mais vantajosos para empresas locais.

Atualmente o Twitter permite que os seus utilizadores, através da seção “trending topics” escolham uma única cidade, por exemplo a sua localização atual, e vejam apenas os tweets oriundos dessa mesma cidade.

Além disso, o Twitter tem ainda uma tendência extremamente frutífera: as #hashtags, que funcionam como palavras chave. Estas permitem que os utilizadores encontrem alguns conteúdos mais específicos através da pesquisa por essas palavras chave.

 5. Conta no Pinterest

Existem ainda inúmeras questões sobre como usar o  Pinterest, contudo esta é atualmente uma das redes sociais mais poderosas em termos de partilha de imagem.

O Pinterest é vantajoso para as empresas locais sobretudo após o lançamento da funcionalidade “coloque pins”, no final de 2013, que permite que os seus utilizadores assinalem os locais que visitam através de “pins”.

As empresas devem seguir alguns dos utilizadores da plataforma, para que estes a sigam de volta, e vejam os seus pins – através dos quais as marcas devem promover os seus produtos e serviços.

Esta é ainda uma rede social magnifica para impulsionar a geração de tráfego para o website da empresa, através da colocação do link do mesmo.

A verdade é que o Social Media é uma excelente ferramenta para as pequenas empresas locais, oferecendo formas magníficas de partilha de conteúdo e interação com o público alvo local.

Através da utilização das plataformas acima, as empresa locais conseguirão interligar-se diretamente com as pessoas que vivem ou trabalham na sua área de atuação e assim responder às necessidades destes possíveis consumidores.

Podemos assim afirmar que as redes sociais fazem hoje parte do nosso quotidiano e que mais tarde ou mais cedo todos acabarão por marcar presença neste meio de comunicação. Desde os cidadãos, as marcas e produtos, sendo este  um dos meios de comunicação mais importantes do inicio do século XXI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados