Voltar

12 pessoas que se encontram numa conferência

Ao chegar a uma conferência é possível observar 12 tipos diferentes de pessoas, cada uma com os seus objetivos mas que tornam as conferências uma experiência mais rica.

Toda a gente que vai a uma conferência tem um objetivo específico, desde criar ligações com pessoas influentes até aproveitar o espírito mais divertido, que algumas conferências oferecem.

Em conferências existem sempre benefícios e aprendizagens que as pessoas que as frequentam podem retirar. Estas mais valias podem corresponder aos objetivos pré-definidos ou apenas complementá-los.

Existem assim 12 tipos de pessoas que frequentam conferências, e que em alguns casos são totalmente diferentes:

1) Networker

Tem como objetivo principal conhecer pessoas inteligentes, como forma de aumentar a sua carteira de contactos e criar relações com profissionais da indústria a que pertence.

2) Esponja

Há pessoas que vão às conferências para aprender, com o objetivo de conseguir retirar o máximo de informação e tirar o maior número de notas para mais tarde consultar.

Este tipo de pessoa apenas enfrenta um problema, não sabe a que sessão assistir entre todas as disponíveis.

3) Inovador

O tipo de pessoa que vai às conferências apenas para encontrar inspiração e alcançar um rasgo de criatividade que proporcionará excelentes ideias de negócio.

4) Super fã

As conferências contam sempre com a presença de oradores convidados e dos super fãs que se deslocam exclusivamente, às vezes quilómetros, para os conhecer. Chegam horas antes do evento começar e estão sempre online.

Uma das formas de chegarem mais perto dos oradores é mencioná-los constantemente nas suas publicações nas redes sociais, isto na esperança que algum deles interaja de alguma forma.

5) O que procura trabalho

Na maior parte das vezes, as conferências são uma excelente forma para procurar emprego em marcas específicas.

As pessoas que procuram emprego têm duas opções, ou fazem um prospeção analisando a possibilidade da marca estar a contratar ou então contactam diretamente com os oradores e pessoas influentes para entregarem o seu currículo ou fazer a apresentação da ideia.

6) Homem de negócios

Com o objetivo de fechar negócios, este tipo de pessoa procura investidores, patrocínios ou apenas oradores em futuras conferências que irão organizar. Este negócio pode ser feito na altura ou posteriormente.

7) Blogger

Muitos são os bloggers que assistem a conferências para ter as informações mais atualizadas, podem trabalhar por conta própria ou pertencer a um blog conhecido de difusão de informação.

Os bloggers estão sempre atentos à espera de citações chave que enriqueçam o seu texto ou de factos importantes que apenas quem assistiu à conferência teve oportunidade de reter.

8) Professor

Apesar de não serem professores no verdadeiro sentido da palavra, este género de pessoa pertence a uma empresa e tem uma equipa à espera de receber as informações anotadas durante a conferência.

O objetivo é retirar o máximo de notas possíveis e passar toda a informação aos seus colegas de trabalho.

9) Líder de opinião

Para se manter bem sucedido e com a opinião sempre atualizada, os líderes de opinião assistem às conferências pois geralmente são os oradores. Falam especificamente sobre determinado assunto e exploram tudo o que há para falar.

Depois partilham a informação com os seus seguidores, mantendo a sua audiência informada e com novas opiniões a seguir.

10) Espião

A inteligência competitiva é o objetivo final dos espiões, estes apenas querem retirar toda a informação possível para aprender e perceber o que é que a concorrência está a fazer.

Toda a informação retirada é depois analisada e transformada num plano de ação, de forma a melhor responder ao que a concorrência apresentou.

11) Vendedor

Parecido com o homem de negócios, os vendedor está nas conferências com apenas um objetivo, o de vender um produto ou serviço.

12) Quem faz a festa

Como em todo lado, existe sempre que tem o espírito mais festivo. Com o simples objetivo de se divertir e de aproveitar toda a comida e bebida disponível, as pessoas mais festivas fazem a festa sozinhas se for necessário.

Contudo, um estilo mais descontraído pode ser uma traço de personalidade e não o objetivo principal. Assistir a uma conferência pode trazer diversos benefícios e aprendizagens que não se encontram em mais lado nenhum.

Um conhecimento dos diversos tipos de pessoas que vão às suas conferências é para as marcas sempre positivo, pois assim podem personalizar os eventos e chegar mais diretamente às suas audiências.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados