5 dicas para otimizar o Twitter com o novo layout
São frequentes as alterações nas redes sociais e cabe aos marketers acompanharem estas evoluções e otimizarem as suas páginas de acordo com as mesmas.
A rede social Twitter apresentou recentemente o seu novo layout, ficando mais próxima do Facebook. Este novo design dá mais destaque aos conteúdos partilhados e confere algumas oportunidades em termos de otimização de marca.
O Twitter, que lançou também uma nova plataforma para assistir a vídeos, dará muito mais importância ao conteúdo visual, depois destas alterações. Contudo, sendo alterações recentes, grande parte dos marketers lutam ainda para descobrir o que realmente funciona neste novo Twitter.
Enquanto se vai compreendendo as alterações e refletindo sobre o que pode ou não melhorar a presença das marcas na rede social Twitter, existem algumas dicas que podem ser seguidas desde já:
1) Cover pictures
As comparações entre o atual perfil do Twitter e os perfis de Facebook são óbvias. Então, porque não adaptar o sucesso das páginas de Facebook à rede social Twitter?
Inúmeras empresas e marketers têm encontrado formas diferentes e mais emotivas de usar as cover pictures do Facebook. Estas são cada vez mais inspiradoras e criativas e surgem como forma de incentivar os fãs a partilharem e se identificarem com a página e a marca em questão.
Contudo, esta tendência ainda não é aplicada ao Twitter. O importante é que seja efetuada uma pesquisa e uma recolha de ideias que façam com que as covers do Twitter sejam mais eficazes em termos visuais.
O novo layout, que aumentou o tamanho da cover picture do Twitter, permite agora que marcas e marketers deem largas à imaginação no desenvolvimento das suas covers.
2) Tweets em destaque
O Twitter permite agora fixar conteúdos em local de destaque, aparecendo sempre no topo da página do Twitter. Ora, isto confere às marcas uma ótima forma de captar a atenção dos seus seguidores para um assunto que realmente lhes interesse.
Uma das formas de conseguir a partilha de tweets por parte dos seguidores é através da felicidade ou alegria que estes passam, uma vez que é o cérebro que decide o que partilhar.
Assim, a ideia é que as marcas coloquem no topo das suas páginas conteúdos mais aliciantes. Ou de novos produtos ou eventos com os quais os seguidores sintam necessidade de interagir.
3) Partilhar mais fotos e vídeos
O conteúdo visual assumiu, no Twitter, um lugar de destaque como nunca antes teve. Ora, de acordo com dados recolhidos pelo próprio Twitter, a verdade é que tweets com fotos obtêm 18% mais cliques.
As fotografias e imagens tal como os vídeos são conteúdos só por si muito mais atrativos e inspiradores seja qual for a plataforma na qual são partilhados, segundo as estatísticas das redes sociais.
4) Respostas a tweets
Agora, com os novos filtros do Twitter, a rede social cria visões diferentes para os tweets de resposta, os tweets “normais” e os que têm imagens e vídeos.
Assim, os tweets normais não devem ser inicados com o símbolo “@” tal como muitas vezes se vê. Uma vez que a rede social assume estes como respostas a outros, não atingindo as massas.
5) Repensar a sua estratégia “favoriting”
Muitas marcas utilizam a estratégia de “favoriting” do Twitter para dar destaque a alguns tweets de seguidores, ou tweets em que o nome da marca é mencionado.
Agora, com o novo layout do Twitter, estes tweets têm ainda mais visibilidade assumindo um lugar de destaque na navegação principal da rede social. Ora, com este novo foco, as marcas devem repensar a sua estratégia de tweets favoritos.
Assim, as recomendações e as mensagens positivas sobre a marca devem assumir uma posição favorecida perante os restantes tweets. Alcançando assim um maior número de seguidores.
O que vai mudar nos diversos perfis de Twitter das marcas? E onde nos vai levar esta rede social? Isso ainda é uma grande incógnita. Sabemos sim que as redes sociais continuam a apostar na inovação como forma de desenvolvimento tendo por objetivo final alcançar e interagir com o maior número de utilizadores para se manterem na vanguarda do social media.
Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!