Voltar

5 dicas para otimizar o Twitter com o novo layout

São frequentes as alterações nas redes sociais e cabe aos marketers acompanharem estas evoluções e otimizarem as suas páginas de acordo com as mesmas.

5 dicas para otimizar Twitter depois da alteracao de layout

A rede social Twitter apresentou recentemente o seu novo layout, ficando mais próxima do Facebook. Este novo design dá mais destaque aos conteúdos partilhados e confere algumas oportunidades em termos de otimização de marca.

O Twitter, que lançou também uma nova plataforma para assistir a vídeos, dará muito mais importância ao conteúdo visual, depois destas alterações. Contudo, sendo alterações recentes, grande parte dos marketers lutam ainda para descobrir o que realmente funciona neste novo Twitter.

Enquanto se vai compreendendo as alterações e refletindo sobre o que pode ou não melhorar a presença das marcas na rede social Twitter, existem algumas dicas que podem ser seguidas desde já:

1) Cover pictures

As comparações entre o atual perfil do Twitter e os perfis de Facebook são óbvias. Então, porque não adaptar o sucesso das páginas de Facebook à rede social Twitter?

Inúmeras empresas e marketers têm encontrado formas diferentes e mais emotivas de usar as cover pictures do Facebook. Estas são cada vez mais inspiradoras e criativas e surgem como forma de incentivar os fãs a partilharem e se identificarem com a página e a marca em questão.

Contudo, esta tendência ainda não é aplicada ao Twitter. O importante é que seja efetuada uma pesquisa e uma recolha de ideias que façam com que as covers do Twitter sejam mais eficazes em termos visuais.

O novo layout, que aumentou o tamanho da cover picture do Twitter, permite agora que marcas e marketers deem largas à imaginação no desenvolvimento das suas covers.

2) Tweets em destaque

O Twitter permite agora fixar conteúdos em local de destaque, aparecendo sempre no topo da página do Twitter. Ora, isto confere às marcas uma ótima forma de captar a atenção dos seus seguidores para um assunto que realmente lhes interesse.

Uma das formas de conseguir a partilha de tweets por parte dos seguidores é através da felicidade ou alegria que estes passam, uma vez que é o cérebro que decide o que partilhar.

Assim, a ideia é que as marcas coloquem no topo das suas páginas conteúdos mais aliciantes, ou de novos produtos ou eventos com os quais os seguidores sintam necessidade de interagir.

otimizar o novo layout do Twitter

3) Partilhar mais fotos e vídeos

O conteúdo visual assumiu, no Twitter, um lugar de destaque como nunca antes teve. Ora, de acordo com dados recolhidos pelo próprio Twitter, a verdade é que tweets com fotos obtêm 18% mais cliques.

As fotografias e imagens tal como os vídeos são conteúdos só por si muito mais atrativos e inspiradores seja qual for a plataforma na qual são partilhados, segundo as estatísticas das redes sociais.

4) Respostas a tweets

Agora, com os novos filtros do Twitter, a rede social cria visões diferentes para os tweets de resposta, os tweets “normais” e os que têm imagens e vídeos.

Assim, os tweets normais não devem ser inicados com o símbolo “@” tal como muitas vezes se vê, uma vez que a rede social assume estes como respostas a outros, não atingindo as massas.

5) Repensar a sua estratégia “favoriting”

Muitas marcas utilizam a estratégia de “favoriting” do Twitter para dar destaque a alguns tweets de seguidores, ou tweets em que o nome da marca é mencionado.

Agora, com o novo layout do Twitter, estes tweets têm ainda mais visibilidade assumindo um lugar de destaque na navegação principal da rede social. Ora, com este novo foco, as marcas devem repensar a sua estratégia de tweets favoritos.

Assim, as recomendações e as mensagens positivas sobre a marca devem assumir uma posição favorecida perante os restantes tweets, alcançando assim um maior número de seguidores.

O que vai mudar nos diversos perfis de Twitter das marcas? E onde nos vai levar esta rede social? Isso ainda é uma grande incógnita. Sabemos sim que as redes sociais continuam a apostar na inovação como forma de desenvolvimento tendo por objetivo final alcançar e interagir com o maior número de utilizadores para se manterem na vanguarda do social media.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados