Voltar

6 formas de utilizar os Facebook Videos

O formato vídeo é cada vez mais recorrente como forma de comunicação, e até as redes sociais já estão a criar mecanismos para os integrar de forma interativa. Aqui ficam 6 formas de utilizar os Facebook Videos.

6 formas de utilizar o Facebook Video

Aqui ficam 6 ideias sobre como aumentar o envolvimento e gerar um maior tráfego através dos Facebook videos. 

1) Inspirar os espectadores

Videos inspiracionais têm uma maior partilha e criam um maior envolvimento com o público alvo do que mensagens de venda.

Não é necessário ter uma grande logística ou uma equipa profissional para criar estes pequenos videos. Basta que o video tenha uma mensagem forte, emotiva e verdadeira ou um conjunto de frases inspiracionais com uma música de fundo que transmita boas energias. Uma ferramenta muito útil é o Animoto.

2) Educar o público-alvo

Outro tipo de vídeo bastante eficaz é o informativo, ou seja, aquele que dá umas dicas ou ensina algo ao público-alvo. Os vídeos de dicas funcionam muito bem tanto a nível de envolvimento com o espectador como em termos de alcance.

3) Usar o entretenimento

A generalidade das pessoas vão ao Facebook para se divertirem. O que não significa que só os vídeos repletos de sentido de humor consigam captar a atenção dos utilizadores, ainda que sejam de facto, os que têm um maior número de partilhas.

Ainda assim, os vídeos podem entreter com mensagens informais como entrevistas de bastidores nas empresas ou vídeos de animação mas com propósitos empresariais.

Com a quantidade de ferramentas disponíveis nos dias que correm, é tão fácil criar um vídeo original e apelativo.

4) Ter um video em destaque

Quando se dá destaque a um determinado video, o mesmo ganha mais visibilidade junto dos utilizadores, torna-se mais proeminente e automaticamente mais acessível.

O video destacado é colocado na secção “Sobre” do Facebook, é mais largo e ocupa uma zona maior (que os restantes) na tab dos vídeos.

6 formas utilizar os Facebook Videos

5) Criar uma playlist

Uma outra hipótese a ter em consideração na tab dos Vídeos é adicionar playlists. Podem criar-se várias playlists e desta forma consegue-se controlar a experiência dos utilizadores quando navegam pelos vários vídeos publicados.

Para já ainda não existe nenhum link específico para cada playlist, mas se tudo correr como previsto, brevemente o Facebook instalará essa atualização.

6) Usar o Call-to-Action “Ver vídeo”

O botão Call-to-Action do Facebook permite direcionar a atenção do utilizador para um video que esteja colocado no seu website, a partir da cover image do perfil. Esta é uma forma extremamente eficiente e original de aumentar o tráfego das pessoas que visitam os websites.

Há várias opções para o botão Call-to-Action, mas a mais utilizada talvez seja a “Ver Video”. Há que ter em atenção que para ser ainda mais bem sucedido, a cover image deverá ter em conta o tema do video pois a cover-photo é a promoção do video propriamente dito.

O Facebook anunciou recentemente que utilizadores e marcas estão cada vez mais a publicar vídeos na rede social (em termos percentuais e comparativos, mais 75% do que no ano passado).

A mesma nota refere ainda que os Facebook Videos estão a gerar um maior envolvimento que os vídeos do YouTube publicados no Facebook. É portanto seguro afirmar, que qualquer negócio poderá beneficiar, em muito, de ter uma estratégia que contemple a publicação de Facebook Videos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados