Voltar

Como configurar os Google Analytics widgets

O aumento das taxas de conversão, é claro, sempre bem-vindo. Aqui ficam alguns passos a seguir que ajudam a configurar tanto os Google Analytics widgets como os heatmaps para conversões de e-mail.

O Google Analytics é uma ferramenta extremamente utilizada nos dias que correm pois permite medir todas as atividades básicas de um blog/website, tais como o tráfego, os canais de tráfego, os dados demográficos, e muito mais.

A informação fornecida pelo Google Analytics é extraordinariamente útil para obter uma compreensão geral do comportamento dos utilizadores, contudo, o que pretendemos é que os visitantes sejam orientados no sentido de subscreverem a nossa lista de e-mail, certo?

Então, como é que se consegue ter uma noção de quantos e-mails estão a ser recolhidos, que canais de tráfego estão a gerar mais e-mails e quais as taxas de conversão de cada um deles?

Assim que estiverem instaladas as conversões de email, as primeiras atividades que se poderão medir serão as seguintes:

  1. Quais os canais de tráfego que estão a gerar as melhores conversões de email e o maior número de e-mails.
  2. A taxa de conversão e o número de emails recolhidos em cada página do website.

Saber esta parcela de informação é essencial pois permite automaticamente perceber o que está a funcionar e o que não está e quais os investimentos que estão a gerar os melhores resultados.

Google Analytics widgets

Então, a partir daqui como se consegue fazer crescer um blog com base na análise das conversões de e-mail? Aqui ficam os passos a seguir:

  1. Criar uma página de agradecimento

(Esta é a página para onde os utilizadores serão direcionados assim que subscreverem a email list do website).

  1. Estabelecer uma ligação entre a lista de e-mail e a página de agradecimento

(Esta ligação dará instruções ao fornecedor de serviço de e-mail do website sobre para onde deverão ser direcionados os novos subscritores).

  1. Criar um novo objetivo no Google Analytics

(Fazer login na conta do Google Analytics, clicar em Admin e a partir daí será fácil encontrar o botão “objetivos”, depois basta clicar no botão vermelho que diz “+Novo objetivo”).

  1. Configurar o objetivo

(Por baixo do Objetivo, selecionar a opção “Criar uma conta”, o que automaticamente fará um redirecionamento para um screenshot. Nesse mesmo screenshot basta dar um nome ao objetivo e selecionar a URL de destino).

  1. Inserir o URL do objetivo

(Agora é necessário inserir a URL da página de agradecimento. É importante não esquecer que não se deve inserir a URL inteira).

  1. Criar um novo dashboard

(Voltar ao menu inicial e por baixo dos Dashboards, clicar em +Novo Dashboard. A partir daí será necessário selecionar Blank Canvas).

Depois basta escolher o botão standard de métrica e adicionar uma métrica ao widget, posteriormente uma timeline, e para concluir, uma tabela (table). Após todos estes passos, é possível finalmente conseguir medir qual a informação realmente importante no website.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados