Voltar

Como responder às alterações no News Feed do Facebook

O Facebook altera o seu feed de notícias durante o ano, pelo que os marketers devem estar preparados para reagir da melhor forma a estas mudanças.

facebook news

A rede social Facebook é uma enorme mais valia para a estratégia de comunicação online das marcas, pois através desta, facilmente se cria uma relação com os consumidores.

Apesar de ser, na teoria, um canal de comunicação mais económico, já que criar uma conta é totalmente gratuito, se uma marca quiser sobressair neste meio tem de investir parte do seu orçamento, na criação de conteúdos, promoções e anúncios.

Tendo em conta que cerca de 75% dos utilizadores consultam o seu news feed através de dispositivos móveis, é importante ter em conta este dado na definição de uma estratégia de Facebook.

Atualmente é necessário ter noção de que as plataformas móveis são muito utilizadas quando se fala em redes sociais, pelo que criar conteúdo adaptável a todos os dispositivos é uma passo importante na definição da estratégia.

Contudo, existem 3 pontos fulcrais a reter aquando da definição de uma estratégia de Facebook.

Estratégia de Posts:

O algoritmo do Facebook dá mais importância às atualizações de amigos do que às publicações das marcas, ou seja, as publicações dos amigos assumem um lugar de destaque no newsfeed de cada um dos utilizadores.

Esta mudança dificulta a vida dos marketers, que são obrigados a despender mais tempo no desenvolvimento de publicações apelativas bem como na sua promoção.

Há uns tempos, as publicações com imagens eram privilegiadas pelo Facebook, contudo estes posts não geravam tráfego para websites nem aumentavam as conversões, pelo que o marketers foram obrigados a criar soluções.

Adicionar links às descrições solucionava, em parte, o problema, mas não tinha o retorno pretendido pelos gestores de redes sociais.

Atualmente ao colocar um link na descrição, este vai gerar automaticamente uma imagem, apelidada de “thumbnail” que contempla os dois objetivos: ganhar destaque no news feed e aumentar as conversões.

facebook news feed

Guardar para ler mais tarde:

Recentemente o Facebook introduziu uma funcionalidade antecipada por utilizadores e marcas. Agora é possível “guardar” publicações para ver mais tarde quando houver tempo.

Depois do lançamento desta funcionalidade, uma das estratégias a adoptar é relembrar os fãs que podem guardar aquele conteúdo para mais tarde consultarem, mantendo a relação marca-fã e permitindo uma continuidade na interação.

Micro-Vídeo:

No Facebook são visualizados por dia mais de 1 milhão de vídeos, tornando este conteúdo um dos mais fortes nesta rede social.

Com a criação do conceito “micro-vídeo” (vídeos com duração entre 5 a 15 segundos) o Facebook tornou-se uma excelente plataforma para partilhar imagens em movimento.

O algoritmo do Facebook dá prioridade aos vídeos carregados diretamente na rede social, já que que links do YouTube e do Vimeo, por exemplo, têm de ser abertos em novos separadores e retiram tráfego da página de Facebook.

75% dos utilizadores do Facebook acedem ao seu feed de notícias através de dispositivos móveis, fazendo do micro-vídeo uma técnica bastante eficaz já que não demoram muito tempo a carregar e se bem feitos conseguem passar a mensagem essencial em poucos segundos.

Apesar de serem pequenas mudanças, sempre que há uma alteração no algoritmo do Facebook, nas métricas de análise ou na simples disposição de publicações, os marketers têm de saber responder.

Uma resposta rápida e uma adaptação eficaz faz com que uma marca vença no Facebook e consiga chegar mais longe, criando uma relação ainda mais forte com todos os seus fãs.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados