Voltar

Como ter “boards” de sucesso no Pinterest

Colocar conteúdo relevante nas diversas redes sociais é, sem dúvida, bastante importante para a comunicação das marcas. Desta forma, saiba como criar “boards” de sucesso na rede social Pinterest.

criar pinterest boards de sucesso

O Pinterest é uma das melhores redes sociais em termos de conteúdos visuais e até de geração de tráfego para websites.

Esta, que é maioritariamente uma rede social utilizada pelo público feminino, através da colocação e criação de “boards” de fotografias e imagens, pode impulsionar o crescimento da sua marca.

Contudo, para criar “boards” de sucesso, devem ser seguidas algumas dicas e/ou regras, que podem ajudá-lo a tirar o maior partido desta rede social.

1) Escolha de palavras chave corretas

Em primeiro lugar comece por criar uma lista de palavras chave, por exemplo usando o excel, na qual deverá colocar tópicos relevantes, subtópicos (para imagens) e palavras chave que deverão constar nas suas descrições das imagens.

Para criar esta lista de palavras chave existem algumas ferramentas específicas, contudo, a mais importante fonte de inspiração é, sem dúvida, o seu negócio e aquilo que atrai os seus clientes.

Ainda assim, para aumentar o seu espectro de ideias poderá utilizar ferramentas como o keyword tool, que lhe dará alguns conceitos e termos pesquisados pelos consumidores online sobre a área de atuação do seu negócio.

2) Escolha o tipo de conteúdos para os “boards”

A rede social Pinterest permite, atualmente, a colocação de diferentes tipos de conteúdos visuais, desde: imagens, fotografias, infográficos, GIF’s e vídeos animados, que obtêm diferentes tipos de interação por parte dos consumidores.

Assim, sugerimos que seja criado um novo ficheiro, onde estarão listados todos os tipos de conteúdos e tópicos a abordar em cada um.

Para que a escolha seja correta, marcas e marketers poderão utilizar ferramentas analíticas relacionadas unicamente com a atividade na rede social, e assim compreender o que mais atrai os consumidores em termos de conteúdo.

crie boards de sucesso no pinterest

3) Análise dos “boards” da concorrência

Tal como nas restantes redes sociais, é importante monitorizar a concorrência e ter em atenção quais os pontos fortes e fracos da sua comunicação.

Assim, é importante que faça frequentemente uma análise dos “boards” dos seus concorrentes, para perceber quais os conteúdos que obtêm boas taxas de interação por parte dos seguidores.

Nesta análise deve analisar os “boards” que se encontram no topo do perfil dos seus concorrentes, bem como os temas utilizados, as palavras chave com maior utilização e o uso (ou não) de links para os respetivos websites.

4) Inicie a atividade com conteúdo de forte relevância

Comece por pesquisar blogs relevantes para o sector, que de alguma forma poderão interessar aos seus consumidores, e faça “pin” das informações, colocando sempre a fonte.

Caso a sua marca também tenha um blog próprio, utilize o Pinterest para partilhar as imagens dos seus conteúdos e coloque na descrição da imagem o link que direcione para o respetivo artigo.

Desta forma, estará a captar a atenção dos consumidores e a conferir-lhes informações que, de acordo com a sua análise prévia, poderão interessar-lhes, fazendo assim com que os seus consumidores se tornem seus seguidores ativos.

Quando iniciar um novo “board” no seu perfil, o aconselhado é que este tenha já 15 a 20 pins. A periodicidade a adotar posteriormente deverá estar definida e pode passar por colocar 1 a 2 pins por dia, sempre com conteúdo relevante.

Conclui-se assim que para criar “boards” de sucesso é necessário um extenso trabalho de análise e de organização, sobretudo em termos de conteúdo.

Crie “boards” de sucesso e obtenha resultados estrondosos que contribuirão para o aumento da notoriedade e reconhecimento online da sua marca.

 

Acompanhe como trabalhar com esta e outras ferramentas no nosso blog, e redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados