Voltar

Como criar uma hashtag de sucesso

As hashtags são verdadeiros motores de visitas. Aqui ficam algumas dicas sobre como garantir que uma hashtag se lança ao “Mercado” com sucesso.

Hashtag Notification Concept

As hashtags, como é do conhecimento geral, aumentam significativamente o número de visitas. As hashtags mais populares e mais procuradas, são normalmente sobre notícias de última hora ou sobre celebridades.

Relacionam-se, na sua génese, com assuntos de interesse para milhões de pessoas. Tornar a nossa hashtag numa tendência e numa referência de pesquisas, requer um planeamento prévio, muito detalhado e cuidadoso.

Para começar é necessário ter uma rede de contactos que se interesse pela hashtag, ainda antes de começar a campanha que ditará se se tornará popular ou não.

Aqui ficam algumas dicas que ajudam a criar uma hashtag de sucesso:

1. Escolher a hashtag certa

A hashtag escolhida deve ser única. Para nos certificarmos disso basta procurá-la no Twitter e verificar se já foi, ou não, anteriormente utilizada. E claro, ter sempre em consideração que o assunto que a própria aborda, tem de ser do interesse de muitas pessoas.

2. Usar o whatthetrend.com

É fundamental registar imediatamente a hashtag no link acima disposto, antes de qualquer outra pessoa.

3. Fuso Horário

A hora de ponta do Twitter é entre a 1:00 a.m. e as 3 p.m. É mais fácil uma hashtag destacar-se fora desse fuso horário, contudo, a verdade é que será vista por muito menos pessoas. Ou seja, os potenciais benefícios também são, assim, amplamente reduzidos.

É importantíssimo planear a data e hora de lançamento da hashtag em causa, considerando os vários fusos horários.

Como criar hashtag de sucesso

4. Fazer publicações em blogs

É bom preparar os blog posts e tê-los prontos a atuar, algum tempo antes da data de lançamento, por forma a conseguir promovê-los. Os posts podem ser do próprio website ou guest posts, mas cada um tem que ter um link “Tweet This” embebido e com a hashtag incluída.

5. Identificar as pessoas certas

É crucial identificar os grandes mobilizadores e decision makers que se foram encontrando na fase de planeamento, pois são eles que irão partilhar a hashtag com os seus seguidores, o que garante um crescimento exponencial da mesma.

6. Começar os Twitter Chats

Mesmo depois do mecanismo dos Twitter Chats ter sido utilizado na fase inicial de planeamento, agora é necessário reforçá-lo, para relembrar os grandes mobilizadores e decision makers, da importância e benefícios de partilharem a hashtag em causa.

7. Tweets Promocionais

O Twitter permite promover os tweets com a hashtag criada, junto dos utilizadores. Basta escolher um grupo de utilizadores (público-alvo) de forma a que sejam pessoas que estejam interessados no produto que está a vender, e criar tweets promocionais direcionados aos mesmos.

A verdade é que, como se pode constatar, os benefícios de ter uma hashtag entre as 10 primeiras do ranking, são infindáveis. Só há uma hipótese de acertar numa campanha de hashtags, portanto é crucial que se invista tempo e dinheiro suficientes para garantir que resulta.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comentários

  1. whatthetrend.com existe, mas sua função principal foi desativada, pois a empresa foi comprada pela Hootsuite.

Artigos relacionados