Voltar

Dicas de como quebrar o gelo no início de uma reunião

No início de uma reunião ou conversa com o cliente é sempre importante relativizar a situação. Por isso, aqui ficam algumas formas de “quebrar o gelo” inicial.

20 formas de iniciar uma reuniao

A verdade é que nem sempre é fácil dar início a uma conversa ou reunião com pessoas desconhecidas ou com as quais apenas existiu contacto telefónico, sendo esta uma questão comportamental normal.

Contudo, o comportamento e a forma como são abordadas estas conversas e reuniões dizem muito sobre a pessoa em questão e até sobre o seu profissionalismo e à vontade com o trabalho que desenvolve.

Assim, existem algumas formas de facilitar o início de uma conversação seja numa reunião ou conversa com um cliente, ou até mesmo num evento da marca ou empresa.

1) Sabe onde posso colocar o casaco e as malas?

Esta é uma questão comum numa sala de eventos, onde na realidade são poucas as pessoas que sabem onde devem colocar os seus pertences.

2) Parece que estão a divertir-se imenso, posso juntar-me à conversa?

Pode parecer um pouco intrusiva mas demonstra interesse e faz com que as pessoas se sintam satisfeitas com a sua conversa.

3) Estão com problemas com o wi-fi? / Podemos ligar o nosso computador à vossa rede wi-fi para facilitar na apresentação?

Esta questão é válida tanto em eventos como em reuniões, uma vez que acaba por facilitar o início de uma conversa.

4) Parece-me ótimo. O que é?

Quer se trate de um alimento ou bebida, esta questão pode fornecer diferentes tipos de resposta, que facilitam no conhecimento da pessoa em questão.

5) É de Lisboa?

Ou do Porto, ou do Algarve. Seja qual for o local, esta questão permite analisar e compreender alguns comportamentos das pessoas.

6) Posso sentar-me aqui?

É raro tanto em eventos como reuniões que esta questão seja mal interpretada.

quebrar o gelo no inicio de uma reuniao

7) Com toda a certeza já ouviu falar das novas tendências de marketing. Qual a sua opinião?

Demonstrar interesse na opinião dos clientes ou de pessoas desconhecidas num evento ou palestra faz com que se sintam mais à vontade e interajam de outra forma.

8) Conheceram-se aqui no evento?

Esta questão deve ser lançada no seio de um grupo de pessoas num evento, e facilita o desenrolar de uma conversa em grupo.

9) Uma vez que temos ainda algum tempo, posso apresentar-me?

Esta questão é ideal para um evento, no qual esteja um grupo de pessoas numa fila.

10) Já trabalhou com alguma outra empresa ou agência de marketing?

Uma questão simples para iniciar uma reunião com um novo cliente, uma vez que mais permite compreender o seu mecanismo de trabalho.

11) Contar uma piada sobre marketing.

Ora, existem sempre algumas questões engraçadas que advêm de algumas campanhas de marketing, por isso, uma piada divertida pode ser ajudar a ultrapassar a primeira barreira, seja num evento ou numa reunião.

12) Boa tarde, o meu nome é X.

Ora, esta é sempre a primeira frase no início de uma reunião, obviamente utilizada como forma de apresentação.

A chave destes momentos passa primordialmente pelo à vontade das pessoas e pela forma como se comportam. No entanto, é necessário que se concentrem no feedback, uma vez que é necessário responder aos clientes e pessoas em eventos da melhor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados