Voltar

As diferenças entre campanhas de SEO e SEM

A importância das campanhas de SEO e de SEM é inegável, contudo é também verdade que devem ser vistas como pontos diferentes da comunicação.

SEO vs SEM uma analogia medica

A verdade é que nem sempre é tarefa fácil explicar aos clientes como funcionam as campanhas de SEO, uma vez que os resultados do SEO são normalmente mais demorados do que os das campanhas de SEM (Search Engine Marketing).

No entanto, o que importa é sem dúvida a obtenção de resultados, seja em termos de Search Engine Optimization (SEO) seja em termos de campanhas de SEM, sendo esta uma técnica fundamental para aumentar as vendas.

Ainda assim, ouvem-se muitas vezes questões como: “Agora que avançamos com a campanha de SEO devemos aparecer logo na primeira página de pesquisa, certo?” ou “Se trabalhamos o SEO durante dois dias, podemos chegar à primeira página do motor de pesquisa?”.

A resposta nestes casos é: não e não. As estratégias de SEO são extremamente eficazes, contudo a obtenção de resultados é mais demorada do que no caso da implementação de campanhas de SEM.

Usemos, ainda assim, a analogia médica, para explicar as grandes diferenças entre as duas estratégias que servem para aumentar a classificação e tráfego dos websites nos motores de busca.

SEO (Search Engine Optimization) = Antibióticos

A técnica de aumento de tráfego bem como classificação de websites nos motores e busca – SEO – deve ser implementada de forma consistente e sólida, a longo prazo. Só assim, serão obtidos os resultados desejados.

Desta forma, o SEO pode ser comparado aos antibióticos. Ora, a verdade é que os antibióticos não servem para ter alivio imediato de qualquer que seja a infecção. São medicamentos que devem ser tomados de acordo com as prescrições médicas e que apenas obtêm resultados após a correta ingestão dos mesmos.

Por vezes, chega-se até à conclusão que é necessário mudar de medicamento, ou seja, de antibiótico, para conseguir realmente curar a infecção.

Tal como os médicos, que apenas compreendem a atuação do medicamento após a sua toma durante alguns dias, também profissionais de marketing e SEO, apenas compreendem os resultados das suas estratégias depois de as testarem.

SEM vs SEO

SEM (Search Engine Marketing) = Analgésicos ou injeções

Ora, se as campanhas de SEO são comparadas aos antibióticos, as campanhas de SEM são equiparadas aos analgésicos ou às injeções de rápido efeito.

Ou seja, o médico pode prescrever um medicamento com efeitos mais retardados e até douradores, ou pode simplesmente administrar uma injeção fortíssima que atue rapidamente, notando-se logo os seus resultados.

Esta injeção trará um alívio quase instantâneo, no entanto temporário, uma vez que assim que passar o efeito do medicamente sentirá dores novamente.

As campanhas de SEM funcionam da mesma forma. O tráfego do website, ou da landing page, crescerá de forma estrondosa, contudo assim que a campanha parar os resultados voltam ao que eram antes do investimento.

Como escolher a melhor solução médica?

A verdade é que, um bom médico ou um bom profissional de marketing, deverão compreender quais as necessidades do seu paciente ou cliente.

Desta forma, é importante compreender se a necessidade é instantânea e imediata ou se a preocupação principal é a longo prazo.

Ainda assim, a verdade é que o melhor é mesmo optar pelos dois tipos de tratamento como seguimento um do outro e como administrações complementares pois as marcas e produtos, bem como as empresas precisam de promoção contínua.

Desta forma, tanto o tratamento como a manutenção do mesmo terão os resultados mais desejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados