Facebook: 5 passos para passatempos de sucesso
Desenvolver passatempos na rede social Facebook proporciona um maior envolvimento com os fãs, que acabam por ser atraídos pela marca de forma diferente.
A maioria das marcas que têm presença na maior rede social do mundo, o Facebook, compreendem a necessidade de impulsionar o envolvimento dos fãs com a marca e a respetiva página da rede social.
Os passatempos são uma das formas de aumentar tanto a interação como o envolvimento dos fãs. Sendo também uma excelente forma de gerar viralidade, bem como construir uma base de dados de contactos.
Contudo, obter interação, envolvimento, participações e sobretudo o aumento dos valores das métricas da rede social, através de passatempos não é tão simples quanto parece.
Tal como toda a comunicação feita no meio online, também os passatempos na rede social Facebook carecem da definição de uma estratégia que deve ser seguida e alterada caso necessário, com o intuito de alcançar o sucesso.
Assim, antes do desenvolvimento de qualquer passatempo é necessário um período de planeamento, no qual se devem definir os objetivos do passatempo no Facebook, o público alvo e a forma de comunicação do mesmo.
Desta forma, para que os passatempos desenvolvidos obtenham os resultados desejados, existem 5 passos que devem estar na mente dos marketers que os desenvolvem:
1) Escolha do prémio do passatempo
A escolha do prémio é uma das questões fulcrais, uma vez que sem um prémio apelativo o feedback ao passatempo não será tão positivo.
Assim, a chave para a escolha de um bom prémio passa não só pelo conhecimento profundo do negócio em questão mas sobretudo pelo conhecimento real do público alvo bem como do seus gostos. Do que mais o atrai na marca e do que o fará participar no passatempo.
A escolha do prémio não deve passar apenas por produtos ou serviços da marca. Deve sim ter “emoção” suficiente para captar a atenção dos utilizadores da rede social Facebook.
2) Escolha do método do passatempo
Atualmente a realização de passatempos no Facebook pode ser feita através do news feed da rede social ou através de tabs específicas.
Ambas têm vantagens distintas:
– Passatempo no news feed: esta é a melhor opção para gerar interação com os posts uma vez que as mecânicas assim o exigem;
– Passatempo em tabs específica: uma vez que estas tabs têm um formulário de preenchimento e um backoffice permitem a reunião de uma base de dados com os contactos dos participantes, por exemplo, o email que será uma mais valia para futuras campanhas de marketing da marca.
3) Criação do passatempo
A criação do passatempo deve se fazer de forma simples, com uma linguagem acessível e imagens apelativas.
As imagens devem ser de extrema qualidade, caso o objetivo seja promover produto, as imagens devem conter imagens desse mesmo produto, bem como do prémio que os utilizadores receberão ao participar.
Caso os passatempos se desenvolvam numa tab específica, estes devem conter uma ficha de inscrição, ou seja, um formulário, para que os fãs possam preencher, bem como as as condições gerais de participação.
Estes passatempos devem também ter uma galeria com as participações, quer seja imagem ou texto, para que os outros fãs possam ver ou até votar (caso esta opção faça parte da mecânica do passatempo).
Além disso, não se devem esquecer os botões de partilha e de like, uma vez que permitem a partilha do passatempo aumentando assim a sua viralidade entre os fãs.
4) Promoção do passatempo
A promoção do passatempo é extremamente importante para que os fãs sintam necessidade de participar e não se deve fazer apenas na timeline do Facebook.
Ora, esta pode ser efetuada de várias formas. Caso a marca já tenha uma base de contactos de alguns dos seus fãs do Facebook, o email marketing é uma das formas possíveis para informar da existência do passatempo.
Outra das formas, passa por promover a campanha no website da empresa, noutros suportes de marketing da marca. Bem como nas restantes redes sociais para que os fãs, clientes e utilizadores do site tenham curiosidade em conhecer o passatempo e inclusive participar.
Por fim, existe ainda a possibilidade mais direcionada a “não fãs” da marca na rede social Facebook, através da implementação de campanhas de Facebook Ads.
É importante não esquecer a necessidade de monitorizar a campanha tanto na rede social através dos Facebook Insights. Bem como através de outras ferramentas de medição do tráfego online como é o caso do Google Analytics, ou mesmo através de estatísticas relativas aos suportes offline.
5) Escolha e acompanhamento do vencedor
Além de anunciar o vencedor do passatempo, a marca pode continuar a gerar interação e envolvimento com os fãs.
Esta interação pode passar, por exemplo, por acompanhar o vencedor enquanto desfruta do seu prémio, tirar fotografias ou fazer vídeos e partilhá-los nas redes sociais.
Devem ainda enviar-se emails para todos os que participaram, a agradecer a participação e a informar da existência de passatempos futuros para que os fãs se mantenham interessados e em contacto com a marca no Facebook.
Atualmente, os passatempos são, sem dúvida alguma, uma ferramenta importante na gestão de estratégias de social media. Uma vez que impulsionam e aumentam o envolvimento dos fãs para com a marca.
Gerar emoção, atrair os fãs e sobretudo conquistá-los são os objetivos primordiais de qualquer estratégia de social media de uma marca ou empresa. Os passatempos impulsionam a obtenção do sucesso dessas mesmas campanhas de marketing .