Facebook escrever melhores posts 7 dicas
A escrita de conteúdos para a rede social Facebook é mais complexa do que parece, assim aqui ficam 7 dicas de como escrever melhores posts.
Os conteúdos e posts no Facebook devem ser alvo de reflexão por parte de marketers e gestores de redes sociais.
A forma como são escritos os conteúdos assume cada vez mais um papel de destaque no desenvolvimento das estratégias de marketing online. Os posts publicados na rede social não são exceção.
Tal como as redes sociais apostam no desenvolvimento com intuito de melhorar a utilização por parte dos públicos alvo, também marketers e empresas devem melhorar os conteúdos que publicam de forma a influenciar a interação dos utilizadores.
Desta forma, além do conhecimento sobre o público alvo, é necessário recorrer a algumas táticas que melhoram os conteúdos e por sua vez o engagement por parte dos fãs da marca no Facebook.
7 técnicas para escrever os melhores posts para Facebook
1) Personalizar os posts
As melhores mensagens de marketing através da rede social Facebook são aquelas que se tornam mais pessoais e próximas dos fãs que seguem afavelmente a marca.
Personalizar as descrições das fotografias, vídeos e links, de forma original e destacar através da menção dos fãs mais ativos no feed notícias faz com que estes se sintam mais ligados à marca.
2) Contar histórias
A verdade é que os conteúdos mais interativos são aqueles que contam histórias com as quais os fãs se identificam. Sejam elas experiências pessoais ou momentos chave da marca que emocionem os fãs.
Desta forma, uma das táticas passa pela publicação de posts que contem realmente uma história interessante e que ao mesmo tempo passem a mensagem da marca.
3) Citações convenientes
Tal como na escrita de artigos, também no desenvolvimento dos posts para a rede social Facebook facilmente os profissionais se deparam com os chamados “bloqueios de escritor”.
Neste momento, a partilha de links de artigos informativos relevantes para os fãs da marca no Facebook pode ser a salvação.
Através da colocação de uma passagem forte do artigo num post na rede social, a marca pode captar a atenção dos seus fãs e assim usar o Facebook como forma de gerar tráfego para o website, ou seja, um 2 em 1.
4) Fazer perguntas
Publicar perguntas é uma ótima forma de conseguir interações. Uma vez que os fãs são estimulados a interagir, partilhando as suas opiniões sobre um determinado tema.
As perguntas acabam também por despertar alguma curiosidade na leitura de artigos da marca. Ou seja, podem ser utilizadas como forma de influenciar as visitas ao website.
5) Breves observações
A brevidade dos posts é uma das características que torna a escrita para posts de Facebook mais complexa, tal como acontece no Twitter. Isto acontece não por exigência da rede social mas sim pelo pouco tempo que os fãs despendem a ler os posts da marca.
Desta forma, posts pequenos, breves e objetivos, acabam por obter mais interações. Uma vez que são mais rapidamente se apreendem pelos fãs da marca na rede social.
6) Utilização de call-to-action
Além da colocação de botões de call-to-action nos próprios posts, pode ainda incentivar-se a interação dos fãs através do desenvolvimento de conteúdos que exijam uma ação.
Por exemplo, desafiar os fãs a fazer like ou share de uma determinada imagem. Ou até mesmo pedir a sua opinião sobre determinado assunto, estimula a interação por parte dos fãs.
7) Manter fãs interessados
O importante nas descrições de Facebook é manter os fãs da marca permanentemente interessados nos conteúdos que se publicam.
Por exemplo, ao partilhar um artigo, a marca pode optar por dar a sua opinião sobre determinada alínea incluída no artigo. Captando a curiosidade dos seus fãs. Dizendo diretamente qual a sua alínea preferida.
Ora, a verdade é que as empresas que não se esforçam por melhorar os conteúdos publicados nas suas redes sociais, e nomeadamente no Facebook, estão a perder grande parte da interação que poderiam conseguir.
Assim, é importante que marketers e empresas não interpretem a colocação de conteúdos no Facebook como uma tarefa simples. Uma vez que esta implica: conhecimentos sobre a plataforma, mas também conhecimento do público alvo, da marca, conhecimentos de marketing e de escrita criativa.