Como usar as # hashtags do Twitter para promover o negócio
As # hashtags na rede social Twitter podem impulsionar a promoção dos negócios na rede social, se aplicadas da melhor forma.
A rede social Twitter, que alterou recentemente o seu layout, conta atualmente com mais de 500 milhões de utilizadores mensais e mais de 340 milhões de tweets publicados todos os dias.
Estes dados, provam uma vez mais a importância das redes sociais tanto em termos de comunicação privada como em termos de publicidade para as marcas, e devem ser interpretados e entendidos pelos marketers como uma forma de conhecer o seu público alvo.
Contudo, no caso da rede social dos 140 caracteres, o Twitter, é importante que as marcas recorram a palavras chave específicas – as hashtags – que contribuirão para impulsionar a promoção dos seus serviços ou produtos junto dos utilizadores da rede social.
As hashtags, iniciadas pelo sinal #, devem fazer parte da lista de palavras chave ou keywords da própria marca, e são utilizadas para caracterizar mensagens específicas, funcionando como farol que capta o interesse dos utilizadores.
A questão que se coloca é: como desenvolver as melhores hashtags para as marcas?
1. Hashtags simples e diretas
Tweets com várias hashtags são difíceis de ler, além de serem menos envolventes e obterem taxas mais baixas de cliques e interação. Assim, a hashtag deve corresponder a uma palavras específica, curta e direta, que espelhe na perfeição a marca, o produto, ou o tema atrativo para os utilizadores.
2. Hashtags próprias da marca
Cada empresa ou campanha específica devem ter a sua própria hashtag. Para que esta se identifique rapidamente pelos utilizadores da rede social Twitter, que se devem estimular também a utilizar a mesma hashtag.
Algumas hashtags são tão bem sucedidas que acabam por se transformar parte da marca. Atravessando a fronteira entre o online e o offline, sendo este um exemplo de marketing integrado.
3. Hashtags de eventos
Marcas e empresas devem ainda utilizar hashtags de eventos e conferências nos quais participem, para ganhar visibilidade e melhorar o relacionamento com o público alvo.
Mesmo que a marca não possa participar no evento, se a comunidade do mesmo interessar enquanto público alvo, a hashtag do evento deverá utilizar-se para impulsionar a conversação.
4. Participar em chats e conversas através da colocação da hashtag
Utilizar hashtags já existentes é, também, uma forma de potenciar a visibilidade da marca. Aumenta também as possibilidades de se descobrir por diversos utilizadores da rede social.
Assim, é importante que as marcas se mantenham atentas às hashtags relevantes para o seu negócio. Como é o caso de #SmartKISS, que pode ajudar a sua empresa a melhorar a sua presença online.
Conclui-se que as hashtags no Twitter são uma valiosa ferramenta de marketing. Uma vez que, se usadas de forma correta, aumentam a visibilidade dos negócios na rede social.