Voltar

O que mudou com as Adwords Enhanced Campaigns?

A partir de dia 22 de Julho de 2013 as Adwords enhanced campaigns entraram em vigor. Ao final de 7 meses já é possível perceber o que realmente mudou com este novo paradigma.

Adwords Enhanced Campaigns

A grande mudança trazida pelas google adwords enhanced campaigns é a capacidade de conciliar diferentes segmentações como: a localização e o tipo de dispositivo na mesma campanha.

Com este novo paradigma há a possibilidade de aplicar uma estratégia em que se diminui automaticamente o CPC (custo por clique) quando o anúncio é visto em determinado dispositivo, ou subi-lo caso o utilizador que está a ver um anúncio se encontre fisicamente a poucos metros do ponto de venda anunciado.

Uma das mudanças interessantes é também a possibilidade de criar sitelinks diferentes para cada grupo de anúncios, função que até agora apenas funcionava ao nível da campanha.

No entanto, deixa de ser possível fazer campanhas somente dirigidas a dispositivos móveis. Com o google adwords enhanced campaigns, qualquer campanha criada poderá aparecer na rede do google independentemente do dispositivo através do qual está a ser visualizado.

Têm sido testadas algumas técnicas para evitar esta situação, como por exemplo, usar o bid modifier para aumentar o custo por clique nos dispositivos móveis. Ainda assim, não há nada que confirme a visualização exclusiva através destes dispositivos.

Uma forma de garantir esta exclusividade é criar anúncios com formato que apenas podem ser visualizados em dispositivos móveis. Contudo, esta solução acaba por limitar o alcance da campanha, não só pelo o formato mas também porque só poderão ser visualizados em modo display.

Enhanced Campaigns do Google Adwords

As Enhanced Campaigns do Google Adwords fazem sentido?

Diariamente as pessoas utilizam constantemente diferentes tipos de dispositivo para comunicar, comprar e entreterem-se.

Foi feito um estudo que revelou que 90% das pessoas utilizam diferentes dispositivos para terminar uma tarefa online.

O boom de aparecimento de mais dispositivos, computadores, portáteis, tablets, smartphones, mini-tablets, justifica grande parte desta mudança, para enhanced campaigns.

Esta diversidade de dispositivos gera novas oportunidades de negócio no entanto levanta também outras exigências e necessidades de adaptação.

As enhanced Campaings vieram ajudar os negócios nesta gestão. Com as novas possibilidades de segmentação, é possível atingir pessoas com os anúncios certos, tendo em conta o contexto em que se encontram, hora do dia, localização e dispositivo que estão a utilizar sem ser necessário criar diferentes campanhas para esse fim.

Em suma, quais as mudanças significativas:

1) Novas ferramentas para diversos dispositivos.

2) Com as enhanced campaigns pode-se mais facilmente gerir as diferentes campanhas e respetivos budgets. Com a possibilidade de modificar bids dos anúncios segundo diferentes dispositivos, localizações, dia e hora dentro de uma só campanha.

3) Anúncios que têm em conta o contexto dos utilizadores:

Caso exista um utilizador perto de uma loja física, existe agora a possibilidade de apresentar anúncios em vários dispositivos com o anúncio certo, sitelink ou extensão sem ter que criar campanhas diferentes para esse efeito.

4) Relatórios avançados que medem novos tipos de conversões:

Podem existir tipos de conversões diferentes. Os utilizadores podem ver um anúncio, fazer um download ou até mesmo fazer um click-to-call. É por isso difícil medir e comparar estas interacções.

Para ajudar a medir o valor real acrescentado, as enhanced campaigns permitem uma medição mais fácil das conversões e da comparação entre estas.

Esta reviravolta das campanhas de google adwords foi uma das temáticas mais polémicas dos últimos tempos no que toca às mudanças realizadas na plataforma e as suas especificações.

Todavia, mais uma vez o Google protagonizou esta mudança com um e só um objetivo – melhorar a experiência do utilizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados