Voltar

Sazonalidade das pesquisas na internet

A sazonalidade das pesquisas na internet é um dos grandes desafios para as marcas e empresas, uma vez que mexe com a procura no mercado.

A sazonalidade das pesquisas na internet

O volume de pesquisa aumenta e diminui, no entanto, quando se verifica um padrão neste sobe e desce, pode-se confirmar que existe sazonalidade na pesquisa de produtos ou serviços nesse  mercado.

Existem negócios sazonais, que devido à origem da sua atividade, têm uma maior probabilidade de vender em épocas específicas do ano.

No mercado dos gelados, por exemplo, existe um maior volume de procura e vendas no verão, assim como alguns dos chocolates, maioritariamente consumidos em épocas natalícias.

Perceber a sazonalidade de procura dos produtos e serviços de uma empresa é extremamente importante para saber como trabalhar a comunicação ou como delinear uma estratégia de resposta.

Uma boa estratégia de resposta deve começar por uma análise do ano anterior. Se eventualmente estes períodos sazonais se verificarem é necessário tomar ações.

Contudo, só ao fim de longos períodos poderemos confirmar a efetividade deste acontecimento.

O que é a sazonalidade?

Os marketers devem perceber quando é que o público-alvo pesquisa mais, quais os termos mais pesquisados e em que altura do ano isso acontece.

Há variadas formas de perceber a sazonalidade orgânica. Uma delas passa por analisar as estatísticas de pesquisa durante algum tempo e tentar perceber quando é que o tráfego tem tendência a diminuir de volume e atingir picos.

É importante salientar a necessidade de antecipar estes acontecimentos.

Através do Google Webmaster tools podem encontrar-se keywords e páginas que têm melhor classificação. Esta informação é bastante útil para que se perceba quais são as keywords cuja sazonalidade deverá ser analisada.

Colocando as keywords numa ferramenta do Google Adwords, o Keyword planner, encontrar-se-á o comportamento das pesquisas mensais dessas keywords.

Também o Google Trends pode ser uma preciosa ajuda nesta tarefa, onde é possível visualizar os termos por data e ainda geograficamente.

Depois da recolha de alguns dados substanciais e da verificação da sazonalidade, através das ferramentas referidas, estes comportamentos de pesquisa podem ser antecipados.

Ao mesmo tempo este conhecimento adquirido revelará outros conhecimentos sobre o mercado, como por exemplo, qual a melhor altura para lançar determinada campanha de promoção.

A data demográfica fornecida por algumas destas ferramentas é uma das informações cruciais para conseguir transpor os comportamentos de anos anteriores para agora e agir estrategicamente em função disso.

Será assim importante começar a perceber a importância das keywords em função da necessidade de procura dos utilizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados