Como conseguir sucesso com anúncios no YouTube
Com mais de um bilião de visitantes únicos por mês, o YouTube é uma excelente forma de anunciar online. Mas como é possível conseguir sucesso com estes anúncios?
A verdade é que os conteúdos de vídeo são, não só os mais vistos, como os mais partilháveis pelos utilizadores das redes sociais e da internet.
Precisamente por esta razão, o YouTube tornou-se o segundo maior motor de pesquisa do mundo, e está presente na grande maioria das estratégias de social media desenvolvidas para as marcas.
Além da partilha de conteúdos visuais, o YouTube permite também, tal como o Facebook, o desenvolvimento de campanhas de anúncios. Contudo, para que estas tenham sucesso é necessário conhecer os vários formatos e adaptar a campanha às necessidades e objetivos definidos previamente.
Formatos de anúncios no YouTube
Existem vários tipos de anúncios que se podem colocar nos vídeos das marcas, no YouTube, e cada um desses formatos tem potencialidades diferentes.
Um dos formatos mais comum de anúncios é o TrueView em in-stream, que permite que sejam os utilizadores da plataforma a decidir se querem assistir ao anúncio ou preferem passar à frente.
Estes anúncios tornam-se menos intrusivos, uma vez que a decisão está do lado dos utilizadores, e se inserem normalmente antes ou depois do vídeo principal.
O anúncio apenas se cobrará se os utilizadores assistirem a mais de 30 segundos do anúncio, pelo que permite uma elevada monitorização e contenção dos custos, não sendo pago desnecessariamente.
Outra opção, ainda dentro dos anúncios in-stream, passa pelos anúncios que não se podem ignorar pelos utilizadores. Estes anúncios veem-se na totalidade, ao contrário dos anteriores.
No caso destes anúncios, o facto de se verem por completo, aumenta as suas receitas mas também a taxa de abandono do vídeo, uma vez que o utilizador pode simplesmente não se interessar pelo anúncio e não querer esperar para assistir.
Anúncio de sobreposição transparente
Em terceiro lugar surge uma outra opção: anúncio de sobreposição transparente que aparece no canto inferior direito do vídeo, enquanto este decorre. Este tipo de anúncios têm normalmente a duração de 15 segundos e podem ser “fechados” pelos utilizadores com apenas um clique.
Por fim, mas não menos importante, as marcas têm ainda a opção de anunciar através de banners no YouTube. Estes banners estão disponíveis em formatos de 300×250 e aparecem à direita do vídeo e também sobre a lista de vídeos sugeridos.
Contudo, para anunciar no YouTube há que ter em mente uma questão muito importante: o constante aumento dos dispositivos móveis e o facto de 25% das visualizações de vídeos no YouTube serem efetuadas através desses dispositivos.
Assim, o YouTube é também uma forte aposta no que respeita ao marketing dirigido ao público mobile.
A verdade é que 2015 é sem dúvida o ano do vídeo marketing e esta deve ser uma aposta por parte das empresas. Contudo, deve se desenvolver da melhor forma, com o intuito de potenciar o sucesso das campanhas.
O vídeo é uma ferramenta extremamente importante que permite alcançar os utilizadores de forma mais emotiva e próxima, por isso, deve estar sempre na mente dos marketers e das empresas.
Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!