Teletrabalho: 7 dicas para manter a produtividade… e a sanidade mental

E num ápice e quase sem pré-aviso o mundo mudou. Mudou mas não parou. Alguns tiveram que continuar a trabalhar, muitos viram o seu trabalho interrompido por tempo indeterminado e outros ainda entraram em modo teletrabalho. E é para estes que lançamos 7 dicas para manter a produtividade... e a sanidade mental.

Voltar

Num ápice e quase sem pré-aviso o mundo mudou. Mudou mas não parou. Alguns tiveram que continuar a trabalhar no local habitual, muitos viram o seu trabalho interrompido por tempo indeterminado e outros ainda, entraram em modo teletrabalho. E é para estes que lançamos 7 dicas para manter a produtividade… e a sanidade mental.

Quando a casa vira escritório #HomeOffice – Teletrabalho

A chegada  da pandemia e o surgimento de estados de alerta e de emergência exigiu um isolamento social para a maioria da população. Muitos profissionais viram-se obrigados a experimentar uma situação nova, ou seja, aquele momento em que a casa vira escritório. -> #teletrabalho – #homeoffice.

O principal obstáculo não será executar as tarefas em si, mas conseguir manter uma comunicação fluída entre os diversos departamentos e manter o foco enquanto se trabalha no conforto do lar.

Posto isto, vamos explicar em 7 actos, como podem transformar a casa num escritório produtivo ao mesmo tempo que se mantém a mente sã.

1# Bye Bye Pijama, welcome teletrabalho

As festas do pijama podem ser interessantes, mas os termos ‘pijama’ e ‘trabalho’ não combinam no mundo profissional. Por isso, antes de começar a trabalhar, o primeiro passo é dizer adeus ao pijama. Há que manter e estabelecer os hábitos normais de trabalho.

Vou de fato e gravata? Não. Não é preciso ir tão longe. Caso a indumentária seja formal, vista-se como se fosse sair à rua, o importante é evitar aquela roupa típica de ficar em casa. Afinal estamos em teletrabalho.

2# Escolha um local fixo e tenha tudo o que é preciso por perto

Quando se desloca ao escritório a sua secretária é sempre a mesma e tem sempre por perto tudo o que aquilo que precisa. Nesta transição para teletrabalho o conceito é o mesmo. Se o telemóvel for ferramenta de trabalho deixe o carregador na sua zona de ação. O mesmo com qualquer outro objecto desde auriculares, blocos de notas, cartões de clientes. O segredo é evitar que se tenha de levantar mais vezes do que seria suposto e quebrar o seu ritmo de trabalho.

3# Afaste-se distrações desnecessárias

Alguns podem não ter muito por onde escolher, mas é importante que o local que escolha para trabalhar não lhe deixe sujeito a muitas distrações, como por exemplo, televisão. Quanto menos ruído tiver melhor evitará distrações que podem ser prejudiciais à sua produtividade.

4# Faça pausas no quintal (em alternativa varanda ou janela)

Quem tiver uma casa com quintal, é o ideal. Fazer pequenas pausas que lhe permitam andar um pouco ao ar livre enquanto estica as pernas, descansa os olhos e a cabeça. Em alternativa, caminhe um pouco pela casa e vá até à varanda ou à janela. Aproveite para fazer uma ligação curta àquela pessoa que nos faz falta ter por perto e que nos faz sorrir. Volta-se à ação ainda com mais motivação e entusiasmo.

5# Cuidado com o entusiasmo, é preciso descansar mesmo em teletrabalho

É normal que, em muitos casos, o teletrabalho não se restrinja ao horário normal, acabando em muitos casos, por se trabalhar mais. Ou pelo menos durante mais horas. No entanto é importante, mesmo que não seja obrigado a isso, criar para si próprio um horário durante o qual deve estar totalmente focado. É preferível do que ficar a trabalhar pela noite dentro e depois prejudicar o seu descanso.

Não se esqueça que poupar muito tempo na deslocação casa-trabalho-casa não significa que tenha que descansar menos.

6# Crie uma forma fluída de comunicação

A boa comunicação entre departamentos é fundamental. No entanto, comunicar de forma presencial no escritório é muito diferente do que comunicar à distância. Por isso, é importante criar canais de comunicação que sejam confortáveis para todos e que não causem demasiado ruído. 

Existem várias ferramentas gratuitas, desde os chats, áudios, chamadas de voz ou video-chamadas, que tornam essa comunicação rápida. No entanto, esta também tem que ser eficiente. Para evitar ruídos desnecessários crie grupo divididos por departamentos, pois receber uma notificação que em nada contribui para o desenvolvimento do seu trabalho só vai criar desfoque.

7# Tire tempo para si

Estamos todos, ou quase todos, em quarentena. Aqueles momentos after work que nos sabem tão bem para desanuviar devem continuar a existir, são fundamentais. Podemos ir a uma esplanada? Não. E jantar fora? Também não. Então e uma petiscada em casa com uns amigos? Nem pensar. Por isso temos que nos reinventar e adaptar-nos, o importante é fazermos a nossa parte como cidadãos.

O lema será “se não te podes juntar a eles… liga-te a eles”. Felizmente, temos o acesso digital a mil e uma aplicações que nos permitem encurtar distâncias. WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, Hangout, Viber, Zoom… até ao mais recente e viral HouseParty, uma sala de video-chat aberta, em que podes brindar falar e brindar com os teus amigos e família à distância.

Esta dica ficar para o fim não foi por acaso. Para mantermos a nossa sanidade mental é importante que mantenhamos vivo o contacto com as pessoas que nos fazem sorrir e que sempre nos têm apoiado. Só mantendo estes elos conseguiremos encarar cada dia com motivação máxima.

Tudo é possível com “foco, peso e medida”

Acima de tudo, todos os que podem estar em teletrabalho, têm a agradecer o facto de ter a oportunidade de continuar a desempenhar a sua profissão e não tanto perder tempo a queixar-se do que corre menos bem.

O foco deve ser em como melhorar essas situações para que todas empresas consigam fazer face aos tempos de crise. Se todos remarem para o mesmo lado, tudo vai ser mais fácil e melhorará de dia para dia.

SmartKISS, sempre ON

Existem áreas, como a nossa, em que o teletrabalho em nada afecta o dia a dia e o compromisso com os clientes. Como agência digital, através das nossas plataformas, conseguimos manter os nossos índices de produtividade e apresentar o nosso trabalho com a qualidade que a todos habituámos. Contem connosco. 

A SmartKISS, uma empresa de, e para o Cliente. Não deixe que a sua marca caia no esquecimento neste momento e contacte-nos, marcaremos a diferença. 

Links utéis para informação sobre o Covid-19

Numa altura em a infodemia supera a pandemia, é importante ter informação correcta sobre o Covid-19 e toda a sua envolvente. Desta forma, alertamos que tenha cuidado com a informação que partilha e cinja-se a fontes credíveis.

Direção Geral de Saúde

Nações Unidas

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0