Voltar

Um marketing mais transparente

Nos dias de hoje, cada vez mais, é necessário que as empresas sejam transparentes na forma como fazem o seu marketing.

marketing transparente

Principalmente tendo  em conta os últimos anos em que muitas foram as empresas, pequenas e grandes, que se viram a braços com guerras de valores.

Seja na forma como comunicam ou sobre o que comunicam, a transparência é hoje um dos valores mais importantes a ter em conta na gestão de uma marca, bem como na sua relação com o público alvo.

As empresas sabem que precisam ser honestas para construir uma confiança sólida com os seus consumidores, pois só assim conseguem ter consumidores leais à sua marca e produtos ou serviços.

Existem algumas técnicas que os marketers podem seguir para manterem este valor intato.

O porquê do negócio

O porquê e a origem do negócio. É das informações mais importantes a compartilhar com o público alvo. O que move cada empresa é muitas vezes a melhor forma de dar a conhecer os seus princípios e valores.

Mostrar de uma forma autêntica a essência do negócio é uma forma eficaz de criar uma relação forte com o público alvo.

Mostrar a roadmap dos produtos

Pode parecer demais mas mostrar os objetivos de negócio de cada produto é uma ótima forma de angariar apoio. Exemplo disso são empresas que pedem aos utilizadores ajuda no desenvolvimento do produto através de sugestões e votações sobre novas características.

Ao publicar a roadmap de produtos as empresas estão a motivar a  conversa entre os seus clientes e a interação entres estes e a empresa.

Desafios técnicos

Muitas vezes as empresas enfrentam desafios técnicos, e a forma como cada empresa reage e ultrapassa esses obstáculos pode ser uma grande oportunidade para se conectar com os seus clientes.

Um bom exemplo disso é a Zendesk. Eles mostram diretamente nas suas redes sociais a solução para os seus problemas em tempo real, dando ainda uma visão histórica sobre o caso.

marketing integrado transparente

Partilhar as vitórias e derrotas num Blog

Ter uma abordagem transparente para o marketing de conteúdo.

Os altos e baixos do dia-a-dia podem servir para grandes posts, e geralmente os clientes querem ouvir. Sejam prazos apertados ou encomendas que não vieram como esperado. Compartilhar essas histórias com as comunidades faz com que estas se sintam parte da história.

Todos temos sempre coisas aprender todos os dias, admitir isso não é um erro. Errar é humano e o mais importante é como resolver. Divulgar a solução e a forma como foi implementada é uma forma muito astuta de mostrar as capacidades das empresa e da equipa que está por trás.

No caso das vitórias, informar a comunidade de que as coisas estão a seguir o caminho certo é obviamente um excelente conteúdo para partilhar.

Criação de Micro-Sites ou Campanhas de resposta

Muitas vezes as empresas têm as suas lutas internas e as suas dificuldades.

O medo de que se gere buzz negativo à volta da marca é uma preocupação constante, principalmente tendo em conta que estamos na era da informação e desinformação.

A melhor forma das empresas se preparem para estes possíveis reações negativas por parte do público alvo é construírem micro-sites ou campanhas que procurem diminuir de alguma forma o impacto negativo que se gerou.

Estas campanhas de reposta podem vir muitas vezes a apaziguar ou até mesmo a fortalecer a fidelidade com seus consumidores.

Em conclusão, todos os profissionais de marketing precisam de olhar em primeiro lugar para dentro da própria empresa, a prioridade é o marketing de dentro antes do marketing para fora.

A confiança vem da transparência e, por isso, esta forma de estar das empresas é crescente e vai muito além das tendências. A transparência não é uma questão opcional, veio para ficar.

Um marketing mais transparente é  na realidade uma necessidade que beneficia tanto as empresas como os seus consumidores.

Grande, pequenas ou médias, todas as empresas devem parar para pensar como beneficiar desta situação e quais são as melhores formas de construírem esta relação de confiança e lealdade com os seus consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados