Voltar

Ser um vendedor desonesto não traz vantagens

Um vendedor que seja desonesto, aquando da venda, tem maior probabilidade de criar uma má reputação para a empresa e uma má experiência ao consumidor.

Os vendedores

Com os atuais tempos difíceis, os vendedores têm que se gerir por quotas mensais. Como tal, recorrem a medidas extremas e em alguns casos desonestas, oferecendo, para além do produto/serviço, uma má experiência ao consumidor.

Assim, um vendedor com quotas de vendas regulares é bem sucedido na empresa. Caso as quotas sejam irregulares ou não existam vendas, o seu emprego passa a estar em perigo. Esta pressão leva a que os vendedores façam de tudo, inclusive mentir, para conseguirem vender.

No processo de venda, começam a ser ditas medidas e processos que o vendedor não tem a certeza que vãos ser cumpridas. Nos piores casos, tem a certeza que não se cumprirão, utilizando-as para atrair e prender o consumidor.

Contudo, apesar de todo o stress a que um vendedor está sujeito, ser desonesto para com o cliente não é opção. As repercussões negativas são sempre superiores às positivas.

Os consumidores

Os consumidores, após a venda desonesta, não vão ficar contentes por muito tempo. Rapidamente se apercebem que certos aspetos não se cumprem  ou certas funcionalidades não estão disponíveis.

Assim, ao aperceber-se que foi enganado, o consumidor sente remorsos por ter efetuado a compra, não voltando a adquirir aquele produto/serviço. Um vendedor que tenha sido desonesto também pode vender produtos não adequados às reais necessidades do seu consumidor.

Esta má experiência pode levar o consumidor enganado a reclamar. Na maioria dos casos a expor a situação nas redes sociais, uma ação que normalmente traz má fama às marcas e reduzindo a sua notoriedade.

Assim, fazer um telefonema para a empresa a reclamar já é mau, pois danifica a imagem do vendedor e, por associação, da empresa, mas apesar disso fazer um tweet ou uma publicação no Facebook a reclamar com o mau atendimento pode trazer graves consequências à empresa.

Reputação

Hoje em dia, todas as marcas lutam para ter uma boa reputação online, sendo que esta é a primeira fonte de informação do consumidor. Um vendedor que omita a verdade e que contribui para uma má experiência pode levar a graves problemas de imagem da empresa.

Outra razão que aconselha os vendedores a serem honestos no processo de venda é a possibilidade de fazer upselling, caso estes mintam ao consumidor esta técnica de vender produtos complementares ou que podem melhorar a utilização do produto comprado só irá aumentar as consequências negativas.

Assim, ser desonesto e fazer upselling traz consequências a longo prazo, pois só se está a aumentar os pontos de contacto do consumidor com uma má venda, trazendo ainda mais remorsos e conceções negativas sobre a empresa.

Da mesma forma que o vendedor não deve fazer upselling, este não pode esperar que seja referenciado pelo consumidor. Ao criar uma má experiência, a probabilidade do vendedor ou da empresa serem referenciados diminui drasticamente.

Ser um vendedor desonesto tem consequências

Um dos maiores problemas em ser um vendedor desonesto passa por criar inimigos internos, ou seja, após a venda, o consumidor dirige-se para outros departamentos, como o de implementação de um serviço ou mesmo o de apoio ao cliente.

Assim que o consumidor se apercebe que o enganaram, reclamará com as últimas pessoas com quem falou, e isto é, passar a culpa a pessoas que não têm culpa de o consumidor ter sofrido uma venda desonesta.

Quando os colegas do vendedor se apercebem começam a revoltar-se, pois têm más experiências no trabalho e são mal tratados devido à desonestidade de um vendedor que tentou facilitar o seu trabalho.

Por fim, o grande problema de ser um vendedor desonesto é que aumenta o estereótipo de que todos os vendedores são desonestos e apenas querem vender, não se interessando por qualquer interesse ou necessidade do consumidor.

Assim, quando se pergunta a um grupo de pessoas para associarem uma palavra ao conceito de vendedor, as respostas são sempre pejorativas, confirmando o estereótipo de que todos os vendedores são desonestos.

Sempre que um vendedor faz um venda desonesta está a danificar a imagem do seu emprego, ou seja, em vez de estar a contribuir para melhorar, está a danificar a sua própria imagem.

Assim, um vendedor que seja honesto terá consumidores satisfeitos. Consequentemente, trará receitas à empresa e contribuirá para criar uma melhor imagem dos vendedores, junto das pessoas.

Ser honesto só apresenta mais valias. Sendo que este é o caminho a seguir caso um vendedor queira ter sucesso e que a empresa onde trabalha cresça e atinja novos objetivos.

1010 actualizações disponíveis

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados