Importância do Local SEO em negócios

SEO. -

Local SEO consiste na otimização de websites para um melhor ranking nos motores de pesquisa, mas a nível local.

local-seo

Esta forma de fazer SEO é sobretudo interessante para os negócios locais, pois são essencialmente esses que têm esta necessidade e que melhor podem servir os consumidores que se encontram na sua localidade. Principalmente depois do aumento dos dispositivos móveis e com eles a comandarem a ação de pesquisar neste tipo de dispositivos, os negócios locais devem aproveitar esta tendência e ambicionar estar no topo destas pesquisas.

Quando o utilizador faz uma pesquisa, os search engines tentam apresentar os melhores resultados possíveis. Quando falamos de um negócio local, caso o utilizador coloque “restaurantes Lisboa”, todos os restaurantes dentro da cidade irão aparecer. O importante é tentar ao máximo aparecer no top dessa pesquisa.

E como colocar o nosso negócio no topo destas pesquisas locais?

Seleccionando as keywords corretas. Cada negócio necessita de identificar os possíveis termos de pesquisa que podem desencadear a visita de utilizadores de maior qualidade, ou seja, com maior potencial de compra.

Neste processo é importante fazermos uso do nosso senso comum e também da nossa experiência enquanto utilizadores. Vestir a camisola do nosso cliente e percebermos se aquilo que estamos a desenvolver terá ou não o efeito desejado. Consultar o volume de pesquisa destas keywords pode também ser decisivo, ainda que não seja o principal factor crítico no sucesso ou insucesso de uma keyword selecionada.

Assim que as melhores keywords estiverem escolhidas é altura de verificar se o website está otimizado para elas. Para melhores resultados as keywords devem ser inseridas nos títulos de uma forma natural.

Os links externos em quantidade e qualidade, assim como os sinais provenientes das redes sociais, como é o caso do Google+, os followers do Twitter e os likes no Facebook também são preponderantes para obter um bom ranking nos search engine.

Está também comprovado que os comportamentos a nível de mobile, seja os clicks, como click to call, têm impacto direto na performance dos websites.

Outro fator importante é a presença nos directórios online para empresas. Não é segredo que o Google, o Yahoo e o Bing são os três mais importantes diretórios de negócios locais. Se tem um negócio local então quer ter a certeza de que irá aparecer no topo destes resultados de pesquisa.

Enquanto muitos negócios têm estes perfis feitos, a maioria não os tem correctamente otimizados. Ao fazer estes perfis é importante que preencha toda a informação. Não deixe nenhum dos campos vazio ou incompleto. Preencha as descrições da empresa com as keywords mais importantes e seja coerente na forma como coloca o conteúdo de diretório para directório. Quando os search engine descobrem o nome da sua empresa num dos diretórios, eles vão começar a conceder mais autoridade e credibilidade ao seu negócio.

Incentive as pessoas a deixarem comentários, pois quando positivos, são valorizados em SEO. Facilite-lhes o acesso a este espaço. Não tenha receio, pois se tem um serviço de qualidade, isto joga a seu favor!

Usando algumas destas típicas dicas, pode aumentar o tráfego do seu website relativamente às pesquisas locais. Contudo, este é um processo que demora o seu tempo, e se realmente bem feito, terá os seus frutos. Em mente devemos ter sempre o factor crucial e prioritário – a qualidade.


Partilhe a sua opinião