Voltar

5 updates que as empresas locais de B2C devem fazer no Facebook

A comunicação feita por empresas pequenas de B2C na rede social Facebook deve ser estruturada de acordo com as suas necessidades mais enfáticas.

Updates Facebook

O Facebook é, sem dúvida, uma plataforma que potencia a comunicação business to consumer (B2C), sendo uma das redes sociais obrigatórias nas estratégias de marketing digital deste tipo de negócios.

Apesar de ainda ser questionável o algoritmo usado pela rede social no que toca à comunicação das páginas de negócios e empresas, a verdade é que a maior rede social do mundo, melhora e facilita a comunicação entre a empresa e o consumidor final.

O Facebook e a comunicação desenvolvida podem influenciar as decisões de compra dos consumidores, através do aumento de interação entre os dois intervenientes: marca – consumidor.

Contudo, nem sempre é fácil compreender quais as necessidades e updates que devem ser desenvolvidos para que a empresa tire o melhor partido da comunicação desenvolvida no Facebook.

Desta forma, existem 5 tópicos que devem ser “top of mind” dos marketers aquando do desenvolvimento da estratégia para esta rede social, que influenciam, sem dúvida, o sucesso da estratégia.

1) Obter a lealdade dos fãs na página de Facebook

O objetivo de quase todas as empresas é obter a lealdade dos seus consumidores, uma vez que é esta a forma de manter o negócio e também de impulsionar o seu crescimento.

Uma das formas de gerar lealdade por parte dos fãs da página de Facebook, além da apresentação de um produto que vá ao encontro das suas necessidades, passa por criar rúbricas como o “fã do mês”.

Esta rúbrica faz com que os fãs se sintam parte integrante e importante da comunidade da página de Facebook, sentindo-se reconhecidos pela marca.

Esta forma de reconhecimento impulsiona ainda o tráfego da página, uma vez que os fãs se sentem mais atraídos pela emoção da marca, gerando mais interação.

2) Envolver a comunidade em eventos da empresa

O grande objetivo dos negócios e empresas locais deve passar pelo desenvolvimento de um relacionamento forte com os consumidores e influenciadores da comunidade.

Para estes consumidores é muito importante que a empresa transmita segurança e envolvimento com a comunidade, por exemplo através da partilha de eventos, de fotografias da equipa e até de testemunhos de alguns clientes da empresa.

marketing b2c no Facebook

3) Conteúdos sobre a localidade e comunidade física da empresa

Ainda relacionado com o tópico do envolvimento da comunidade, nada atinge mais rapidamente o público de um negócio local do que a partilha de conteúdos sobre a própria localidade e nicho envolvente.

Para gerar mais tráfego, pode optar-se por seguir a página de Facebook dos meios de comunicação locais, como rádios e jornais, ou até mesmo sobre a partilha de momentos engraçados vividos na própria comunidade.

4) Promoções: descontos e cupões (com um toque pessoal)

Através dos diferentes formatos de Facebook Ads (anúncios pagos na rede social Facebook) é possível efetuar a partilha de cupões e descontos para um determinado evento ou acontecimento.

Estes descontos fazem com que a comunidade não só interaja com a página como partilhe com novos fãs, o que aumentará o tráfego bem como os valores da métrica “people talking about this” da rede social Facebook.

Para que estes cupões resultem basta idealizar uma estratégia que faça com que os fãs se sintam únicos por terem acesso ao desconto. Sem dúvida, os resultados serão espantosos.

5) Atualizações diárias

Publicações no Facebook que incluem fotografias ou imagens são entre 53 e 104% mais propensas a interação por parte dos fãs da página.

Assim, é extremamente importante ter em conta a qualidade das imagens partilhadas, mas sobretudo, definir quais as atualizações que devem ter mais destaque.

No caso dos negócios locais são extremamente necessárias as fotografias do espaço envolvente bem como do próprio negócio, como por exemplo o interior de um restaurante.

O constante aumento de concorrência no Facebook faz com que seja necessário que cada negócio se destaque à sua maneira. Desta forma, é preciso que cada empresa tenha noção do carácter de originalidade que deve manter bem como conhecimentos alargados sobre o público alvo e o que gera emoção em seu redor.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados