Voltar

6 razões que provam a importância dos responsive website

Se anteriormente falámos da sua necessidade, hoje apresentamos 6 razões que provam a importância do responsive website e da sua forte vertente de comercialização.

6 razões que provam a importância dos responsive Websites

Não é novidade nenhuma que o uso da internet através de dispositivos móveis está a aumentar. De acordo com o relatório apresentado pela Morgan Stanley, a utilização da internet através de dispositivos móveis coincidirá com o volume de acesso através de computadores tradicionais, chegando até a ultrapassar.

Contudo, apesar desta crescente tendência a grande maioria das empresas ainda não otimizou o seu website para ser visto em dispositivos móveis. Assim, damos a conhecer 6 razões que provam a importância dos responsive websites.

Aumento exponencial do uso de dispositivos móveis

Este primeiro ponto pode ser explicado unicamente através do recurso a percentagens:

– Mais de 20% das pesquisas no motor de busca Google são realizadas através de dispositivos móveis;

– 9 em cada 10 pesquisas em dispositivos móveis geram uma ação;

– 50% das pesquisas em dispositivos móveis terminam numa compra;

– 61% das pessoas têm melhor opinião sobre uma marca que oferece uma boa experiência ao nível da navegação em dispositivos mobile.

Experiência positiva por parte do utilizador

De acordo com os insights do Google, quando um utilizador acede a um site via mobile espera que o mesmo funcione corretamente.

Caso não aconteça, existe a probabilidade de 61% do utilizador nunca mais voltar a tentar abrir o mesmo site e passar a efetuar a sua compra num concorrente.

Contudo, e mais importante, o inverso também acontece. Quando um utilizador tem uma experiência positiva no site de uma marca através de um dispositivo móvel, o mesmo fica 67% mais disponível para efetuar uma compra.

Blogues e redes sociais contribuem para aumento do tráfego mobile

As redes sociais e blogues são atualmente parte integrante da vida da maioria dos utilizadores, que acedem grande parte das vezes através do seu dispositivo móvel, aumentando assim o tráfego.

Assim, ao partilhar links, nas suas redes sociais e blogues, de websites não otimizados as empresas estão a perder a grande mais-valia e não estão a aproveitar a potencialidade do tráfego mobile existente.

Resposive websites são positivos em termos de SEO

A quarta das 6 razões que provam a importância dos responsive websites, relaciona-se com o Search Engine Optimization (SEO). O facto do site manter o mesmo URL em pesquisas através de dispositivos móveis que em pesquisas através de computadores tradicionais.

Website de resposta rápida

De acordo com as normas apresentadas pelo Google Page Speed Developers as páginas e websites devem ter um período de carregamento, em dispositivos móveis, de menos de 2 segundos.

Esta norma pretende salvaguardar as empresas, uma vez que, a verdade é que quando um utilizador espera muito tempo pelo carregamento de uma página a probabilidade de fechar o site é bastante elevada.

Adaptação a futuros dispositvos

A grande vantagem dos responsive websites passa pela sua adaptação automática aos moldes de cada dispositivo móvel. Ou seja, a largura da tela não interfere com as funcionalidades do website.

Depois de apresentada estas 6 razões que provam a importância dos responsive websites, percebe-se que ter um website adaptado a todos os tipos de dispositivo passa a ser uma obrigação por parte das marcas, no sentido de melhorar estrondosamente a experiência do utilizador e assim, contribuir para o crescimento do negócio.

Cada vez mais as estratégias de marketing digital devem ser abrangentes o suficiente para contemplar todos os factores que tornem a comunicação ainda mais positiva e interativa para o consumidor.

Nunca devemos esquecer: o consumidor faz a marca!

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados