Adicionar botões call-to-action no Facebook
A colocação de botões de call-to-action nas publicações do Facebook resultam de uma evolução da maior rede social do mundo.
Algumas marcas começaram já a usar esta recente funcionalidade do Facebook que permite adicionar botões de call-to-action (CTA) aos conteúdos publicados na rede social.
Assim, depois de alterar a forma de classificar os posts, o Facebook disponibilizou esta funcionalidade sem dúvida vantajosa para as marcas, uma vez que de acordo com as estatísticas da própria rede social, os utilizadores estão mais predispostos a agir relativamente a um post quando lhe é solicitado.
Esta funcionalidade está disponível tanto para posts no feed notícias das marcas, como para campanhas de Facebook Ads, uma decisão que impulsiona as taxas de click-through.
Assim, a introdução dos botões de CTA oferece dois benefícios imediatos para as marcas e marketers:
– já não é necessário colocar chamadas de atenção no texto das publicações;
– menos texto que se coloca sobre as imagens, o que significa que mais facilmente se aprovarão pelo Facebook que apenas aprova 20% de texto nas imagens.
Além destas duas vantagens, os conteúdos com botões de call-to-action são também mais apelativos para os utilizadores da rede social que acabam por agir de acordo com o solicitado.
A questão é: como colocar botões de call-to-action nas publicações?
Antes de mais, estas publicações não se podem desenvolver no feed notícias como as restantes. Por isso, é necessário que a marca tenha uma conta de publicidade, na qual se desenvolvem os anúncios na rede social.
Assim, o primeiro passo para colocar estes botões de CTA passa por entrar na plataforma Facebook Power Editor. Caso ainda não tenha sido utilizada necessita de download.
De seguida, ao entrar na plataforma Power Editor, existem três botões no canto superior direito da página. No primeiro botão, deve-se escolher a conta onde se pretende desenvolver a publicação com o botão de call-to-action. Por fim, deve clicar-se em “gerenciar páginas”.
No terceiro passo deve-se escolher a página (caso a conta seja administradora de diversas páginas de Facebook) e selecionada a opção de “criar post”.
Depois de clicar na opção “criar post” aparecerá o seguinte pop-up. Deve-se preencher de acordo com as necessidades e informações a comunicar no post. Depois de preenchidos todos os detalhes respetivos, no final do pop-up aparecem duas opções. Uma destinada a usar o conteúdo como anúncio e outra destinada a usar o conteúdo para publicar na página.
Por fim, o quinto e último passo é a publicação definitiva do conteúdo. Este pode-se publicar instantaneamente ou agendado para uma data futura, tal como acontece com os conteúdos publicados no news feed do Facebook.
Assim, de acordo com o próprio Facebook, que dá agora mais importância a conteúdos relevantes, esta funcionalidade aumenta sem dúvida o tráfego para os websites bem como os click-through rate (CTR) das publicações.