Facebook ads e o seu poder de segmentação
Facebook Ads, a ferramenta da rede social de Mark Zuckerberg, com extremo poder de segmentação que possibilita a criação de anúncios online exclusivos para os utilizadores da rede.
Os anúncios online no Facebook, ou comummente designados de Facebook Ads, são uma opção rentável de publicidade paga, que permite a partilha e difusão de mensagens publicitárias de determinada marca com segmentação de um público alvo específico.
Segmentação
A segmentação existente nestes anúncios online é certamente um dos fatores que os torna tão importantes nas campanhas de social media e sobretudo nas campanhas direcionadas aos utilizadores do Facebook.
Esta segmentação torna possível o alcance mais direto do público alvo e sobretudo a obtenção de fãs realmente interessados na marca, que se entusiasmam e vivem a essência da mesma.
Relativamente às categorias da segmentação de online ads no Facebook é necessário compreendê-las no sentido de tirar o maior partido desta funcionalidade.
Quando se começa uma campanha de facebook ads, antes de mais é necessário escolher qual o melhor formato de anúncio para atingir o objetivo da campanha. De seguida, entra-se na fase de segmentação do público alvo.
Esta segmentação, começa por ser superficial, permitindo escolher a localidade (dados demográficos do Target), a idade, género, nível de escolaridade e situação matrimonial.
Contudo, o Facebook permite segmentar os anúncios, de forma a ir ao encontro dos gostos mais específicos dos seus utilizadores. Assim, começa por apresentar uma lista com algumas categorias de interesses, que se desdobram afunilando ainda mais a especificação.
Contudo, além desta segmentação predefinida, o Facebook também permite às marcas e gestores de Facebook Ads segmentarem o seu Target de acordo com keywords por si escolhidas, claro que de forma diferente com o que acontece no Google Adwords.
A verdade ainda, no que respeita aos anúncios online no Facebook, é que a segmentação influência o volume do potencial Target. Ou seja, o volume de utilizadores que podem ser alcançados pela publicidade partilhada. O número que aparece corresponde à quantidade de utilizadores da rede social que estão passíveis de serem alcançados pela publicidade.
Segmentar características do público alvo
A verdade é que, quanto mais segmentadas forem as características do público alvo menor será a abrangência do anúncio. Contudo, o sucesso da campanha será sem dúvida mais elevado uma vez que alcança fãs que verdadeiramente procuram aquele produto/serviço ou marca.
Assim, a escolha entre a segmentação superficial e a segmentação mais específica depende dos objetivos da campanha. Caso o objetivo seja aumentar a notoriedade da marca e a sua comunidade, o melhor é segmentar o público alvo de forma superficial. Uma vez que alcança um maior volume de utilizadores. Caso o objetivo seja mais específico, o melhor é ir ao encontro do público alvo da campanha.
As campanhas de Facebook Ads devem ser constantemente acompanhas e direcionadas de forma correta. Atualmente, também os formatos de Facebook estão diferentes, permitindo uma maior abrangência no tipo de comunicação.