Facebook, uma forma de gerar tráfego para Websites
A rede social Facebook, potenciada da melhor forma, funciona como ferramenta para aumentar o tráfego para o Website da empresa. Como?
Gerar tráfego para websites nem sempre é tarefa fácil, por isso, é importante que sejam utilizadas todas as ferramentas, numa política de marketing integrado, que potenciam o aumento desejado de visitas ao website.
O Facebook, é umas dessas ferramentas. Esta não é apenas uma rede social de partilha de conteúdos e angariação de fãs, é também uma forma de gerar tráfego para os websites, sobretudo se forem tidas em consideração algumas das suas funcionalidades.
Assim, são apresentadas 5 das questões mais importantes no que toca ao aumento de tráfego, que contribui, obviamente, para o aumento de leads e vendas de determinado serviço ou produto.
1 – Partilha constante de conteúdo no Website:
O marketing de conteúdo é atualmente uma das maiores fatias no que toca ao trabalho das empresas e também uma das maiores “guerras” das campanhas de marketing integrado.
A publicação de conteúdos frescos no Website potenciam não só as redes sociais, através da partilha dos links, mas também as campanhas de Search Engine Optimization (SEO). Uma vez que o Google premia no seu ranking sites que partilham conteúdos relevantes.
Ao se atualizar o website e o blog é meio caminho andado para o aumento de tráfego. Sobretudo se se publicarem conteúdos de qualidade para o público-alvo da empresa ou negócio.
Não se tem de fazer diariamente uma publicação dos conteúdos, se bem que contribui para a melhoria do ranking nos motores de busca. Contudo, é importante que se defina uma periodicidade constante, por exemplo: uma vez por semana.
Estes conteúdos devem refletir não só o que é a empresa. Mas sobretudo ir ao encontro das dúvidas e questões que surgem na mente dos possíveis clientes. Por isso, a publicação de dicas de utilização de determinado produto e por exemplo de entrevistas com umas personalidade do setor, são sempre uma mais valia.
2 – Colocação de botões de partilha no Website contribuem para o gerar tráfego:
Á medida que os conteúdos vão sendo publicados no Website ou no blog é importante torná-los partilháveis. Assim, a colocação de botões, que permitem a partilha direta nas redes sociais, e nomeadamente no Facebook, é obrigatória.
Existem diversos tipos de botões:
– Colocam-se botões flutuantes na parte lateral do conteúdo e acompanham toda a extensão do mesmo;
– Podem-se colocar botões estáticos no início ou no fim dos conteúdos publicados.
Além do uso desta funcionalidade para gerar tráfego para o website, é importante relembrar os leitores e utilizadores de que estes botões existem e permitem a partilha. Por isso, pode se deixar no fim dos artigos um desafio como: “se gostou deste artigo, partilhe-o no Facebook”.
3 – Publicação direta do conteúdo no Facebook:
Após a colocação do artigo no Website ou Blog, este deve ser partilhado no Facebook, tendo obviamente em atenção o seu algoritmo.
Assim, esta partilha pode se efetuar de três formas, que oferecem resultados diferentes:
– A forma tradicional é a colocação do link na área de status do Facebook, que origina automaticamente um thumbnail com a imagem que se encontra colocada no artigo;
– Outra forma de partilha de link é através da colocação de uma imagem, no post do Facebook, que pode ser diferente da colocada no artigo no Website ou blog, e d seguida a partilha do link no mesmo status;
– Por fim, apenas se pode partilhar o link e texto sobre o mesmo, sem a colocação de qualquer imagem.
Públicos-alvo diferentes e conteúdos diferentes originam resultados de patilha heterogéneos. Por isso, é muito importante que, antes de se definir a forma de partilha, esta tem que se testar.
4 – Otimização das diferentes áreas do Facebook geram aumento de tráfego:
Para gerar tráfego para o website devem-se otimizar outras áreas do Facebook da empresa ou negócio que se possam visitar pelos fãs.
Assim, é importante a colocação do link para o website ou Blog na área de “sobre” onde se faz uma pequena descrição da empresa bem como nas milestones. Ou seja, acontecimentos importantes e marcantes da empresa, e também na descrição de fotografias.
Desta forma, tornar-se-á mais acessível para os fãs encontrar o link para o seu website.
5 – Utilização dos Facebook Ads contribui para o aumento de tráfego para o Website:
Os recentes anúncios do Facebook que dão conta da diminuição do reach orgânico (alcance não pago) das publicações tornam mais apelativa a publicidade online através da rede social.
Existem inúmeras formas de fazer Facebook Ads. Por isso, é importante que se definam no início da campanha os objetivos concretos para evitar o investimento sem retorno.
Depois de definido o objetivo, é importante definir o local do Facebook onde deverá aparecer o anúncio, sendo que o feed notícias é o melhor local para aumentar o número de cliques.
Contudo, o foco deve continuar a ser o website da empresa. Cada conteúdo deve contribuir para aumentar o tempo de visita ao website e para escoltar o visitante ao longo do funil de vendas.
No Facebook, tal como nas restantes redes sociais e outros meios online, o foco deverá sempre ser o encaminhamento de tráfego para o website. Só assim é possível acompanhar os futuros possíveis clientes.