Voltar

O fenómeno Cyber Monday

O Cyber Monday é o fenómeno mundial de descontos online que sucede o Dia de Ação de Graça e onde inúmeros descontos são oferecidos aos internautas.

cyber monday ecommerce

O Cyber Monday é a data que sucede o Dia de Ação de Graça e o Black Friday.

O Cyber Monday, que acontece na segunda-feira imediatamente a seguir ao Black Friday, é um fenómeno internacional de renome e provavelmente a mais importante data para todas as lojas e-Commerce do mundo.

A implementação deste dia surgiu a 28 de Novembro de 2005 pela Shop.org nos Estados Unidos da América e é uma data que reúne todas as promoções e os melhores descontos da Internet.

A potencialidade deste evento ficou demonstrada logo no primeiro ano. A primeira vez que o fenómeno se tornou público, as marcas registaram um aumento 77% nas vendas online.

Oito anos depois, em 2013, foi atingido um recorde em termos de vendas online. Só nos Estados Unidos foram contabilizados mais de 2.29 biliões de dólares.

cyber monday

Nos resultados deste ano, ficou também patente a crescente utilização das plataformas online, pois 93,5% das compras foram efetuadas e concluídas a partir de dispositivos móveis (Smartphones e/ou Tablets).

Foi igualmente no Cyber Monday que se observou que o Facebook apresenta uma taxa de conversão muito maior (28%) que o Pinterest.

Resultado expectável, se tivermos em consideração o facto de o Facebook ser sobejamente conhecido como a rede social mais utilizada em todo o mundo e que regista, consecutivamente, um maior índice de crescimento.

No entanto, o impacto Cyber Monday, não se ficou pelos resultados acima mencionados, estendeu-se ao número de visitas dos websites, constituindo-se assim, um excelente motor de geração de tráfego.

Só em 2013, os administradores de página verificaram um aumento de 18% nas visitas aos seus websites.

A verdade é que este evento online já ultrapassou as fronteiras nacionais, abrangendo, nos dias que correm, inúmeros países, entre os quais: América do Sul, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Portugal entre outros.

Foi em 2009 que o Cyber Monday chegou a Portugal, e várias foram as marcas que realizaram descontos até 40% nas suas lojas online. Nesse mesmo ano, as marcas que participaram puderam observar, sem exceção, um significativo aumento no número de vendas.

O Cyber Monday é um evento de extrema importância para marcas e marketers.

Para marcas pois conseguem aumentar consideravelmente o seu volume de vendas, para marketers porque são desafiados a fazer sobressair de forma original os descontos das marcas que representam, num dia em que todas as lojas concorrentes, intensificam as estratégias de comunicação.

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados