Voltar

Google Plus e a interação através de questionários

A funcionalidade de “polls” ou questionários, da rede social Google Plus é, sem dúvida, uma das melhores formas de impulsionar a interação com os fãs.

Google Plus e a interacao atraves de questoes

A verdade é que todas as marcas devem ter presença obrigatória no Google Plus, uma vez que esta é sem dúvida uma rede com inúmeros benefícios sobretudo em termos de SEO.

O Google Plus é uma das melhores ferramentas de negócio para as marcas, tendo em conta não só todas as suas funcionalidades bem como o facto de ser um produto da Google, obviamente beneficiado pelo motor de busca.

Contudo, tal como nas restantes redes sociais é necessário compreender quais as melhores formas de potenciar a interação com os fãs, mantendo-os interessados e atentos à comunicação das marcas.

O desenvolvimento de questões é, assim, uma das melhores formas de envolver os fãs e de alcançar bons resultados em termos de interação.

A verdade é que esta funcionalidade de questionários, lançada recentemente pela rede social Google Plus, permite que as marcas conheçam melhor o seu público alvo, através das suas respostas.

Além disso, se analisadas corretamente, as respostas dos fãs fazem com que as marcas tenham a possibilidade de alterar a sua estratégia para ir ao encontro das expectativas dos seus seguidores na rede social.

Como criar uma “poll” ou sondagem no Google Plus?

Criar um votação no Google Plus é uma tarefa simples em termos de desenvolvimento. Basta ser manager da página e selecionar a opção de post, e de seguida poll.

De seguida, apenas é necessário preencher o campo de questão bem como as opções de resposta. Caso seja necessário, é ainda possível segmentar a questão através dos círculos do Google+, ou apenas mantê-la pública.

Este tipo de questões e sondagens também permite a partilha de links para artigos ou websites, possibilitando assim a discussão de diversos temas bem como a captação de opiniões sobre os respetivos conteúdos.

Google Plus interacao atraves de questoes

Depois de publicadas as questões, apenas é possível editar o texto da questão e não as opções de resposta ou as fotografias, pelo que marcas e marketers devem ter este fator em atenção.

Para ver os votos e mensurar os resultados das questões, basta clicar sobre o texto veiculado em cada uma das respostas possíveis e aparecerá o número de votos.

Na realidade, apesar das suas potencialidades, as questões a colocar no Google Plus, tal como o restante conteúdo e nas restantes plataformas, é importante que estas sejam pensadas e desenvolvidas de forma refletida.

Antes de mais, para a criação deste tipo de questões podem ser utilizadas keywords pelas quais os seguidores e fãs pesquisem frequentemente, como forma de os alcançar mais rapidamente.

De seguida, e não menos importante, é necessário que estas questões sejam relevantes. Ao contrário da rede social Facebook em que os conteúdos são normalmente mais informações, no Google+ os seguidores procuram discussões interessantes e estimulantes.

Fazer perguntas apenas porque a funcionalidade está disponível fará com que os seguidores da marca deixem de interagir, perdendo assim o seu interesse pela comunicação da marca.

Esta funcionalidade recente é assim uma grande mais valia, no entanto, tal como todo o conteúdo publicado no universo online, deve oferecer aos seus leitores uma nova experiência ou informação.

É importante que todos os gestores de redes sociais, tal como as marcas, se mantenham a par das tendências e das novas funcionalidades, como forma de potenciar a interação com os fãs e seguidores.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados