Voltar

Internet Marketing com sucesso para pequenas empresas

As estratégias de Internet Marketing devem ser implementadas passo a passo para alcançarem os seus objetivos. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de marketing para pequenas empresas.

Internet Marketing- roteiro de sucesso para pequenas empresas

Tal como as estratégias de Influencer Marketing, também as estratégias de Internet Marketing devem ser implementadas de forma coerente e desenvolvidas com o objetivo de impulsionar o sucesso do negócio.

Assim, apresentamos o chamado “roteiro de sucesso” para pequenas empresas, usando a analogia de uma viagem de carro:

Ponto número 1: Encher o depósito de gasolina e colocar a bagagem no carro

Antes de iniciar qualquer viagem é necessário encher o depósito de gasolina e colocar a bagagem dentro do carro. No contexto de Internet Marketing isto significa que a preparação é o mais importante para alcançar o sucesso da campanha.

Na realidade vão ser necessárias algumas ferramentas para conseguir o êxito da estratégia ou viagem.

Domínio é uma delas. Há muita confusão na Internet sobre a diferença entre domínio e hospedagem.

Um domínio é um site real ao qual as empresas podem chamar de “lar” na Internet. Os domínios podem ser comprados e adquiridos a diversas empresas, podem ter terminologias diferentes e ser simples ou mais complexos.

O ideal é que os utilizadores, ao pesquisarem pela nome da empresa num motor de busca, não tenham problemas em encontrar o website certo a partir dos inúmeros domínios diferentes.

Hospedagem

é a segunda ferramenta. Se pensarmos no domínio como a estrutura da casa, a hospedagem é o que faz realmente a casa. Ou seja, é no fundo a chave que abre a porta da frente da mesma.

Um domínio pode não funcionar sem hospedagem, ou seja, é necessário escolher um serviço para hospedar o website na Internet.

Web Design. A verdade é que o website das pequenas empresas é a porta de entrada para o mercado, ou seja, é muitas vezes o primeiro contacto que os clientes têm com a marca.

Por isso, é importante que o design do site seja desenvolvido de forma a aumentar e melhorar a experiência do utilizador e seja esteticamente agradável.

Perfis de Social Media e a sua importância. Logo após a criação de uma empresa ou marca é extremamente necessário que os produtos e serviços sejam apresentados nas redes sociais onde pode ser encontrado todo o público alvo.

As principais redes sociais a adoptar são: Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Google+, YouTube e  Instagram. Obviamente com targets diferentes e distintos, cada uma destas rede sociais tem a sua peculiaridade e impulsiona o negócio de forma específica.

Ponto número 2: Fazer à estrada

Depois de completa a primeira fase de planeamento da viagem, podemos fazer-nos os à estrada e começar a preocuparmo-nos com outras questões:

Conteúdo. O conteúdo é sem dúvida alguma o rei no que toca ao Internet Marketing, seja qual for a plataforma.

Para qualquer empresa que queira introduzir-se no mercado e chegar aos seus clientes de forma correta, todo o conteúdo deve ser desenvolvido de forma relevante e manter uma linha editorial específica.

É ainda necessária uma estratégia coerente de desenvolvimento e partilha de conteúdo para que a comercialização da marca ou empresa se faça de forma correta.

SEO. Estratégias de Search Engine Optimization trabalham em conjunto com a estratégia de conteúdo. O conteúdo pode ser de extrema qualidade ma se não existir uma estratégia de SEO, este não terá a mesma visibilidade e potencialidade.

Social Media. É nesta altura da viagem que entram os perfis de social media. Estes servem para partilhar conteúdos e interagir com os consumidores de forma próxima.

A ideia é que a interação com os consumidores através das redes sociais se faça de forma coerente com o resto da estratégia mas sem cair no erro de ser cansativa, através da elaboração de demasiados conteúdos e posts.

Blogging.

Ora aqui está mais uma prova da importância do conteúdo para a comercialização de uma marca ou empresa. Através desta plataforma as empresas devem desenvolver conteúdo rico em informação para que os consumidores conheçam os produtos e as suas vantagens.

internet marketing

Ponto número 3: chegada à autoestrada.

Nesta altura já se ultrapassou a azáfama da cidade e estamos mais perto do destino final.

Nesta passo as empresas devem começar a pensar na publicidade que farão à sua presença online e aos seus produtos e serviços. Por exemplo a partir de Search Engine Marketing (SEM), como os anúncios do Google Adwords.

Ou até mesmo através de banners nos vários sites e motores de busca. Em termos de publicidade também o vídeo marketing deve ser uma aposta dadas as suas potencialidades tanto enquanto meio de passar a mensagem como enquanto ferramenta para SEO.

Ponto número 4: Verificar o óleo

Em viagens longas é normal que existam paragens para descansar e sobretudo analisar o estado da viatura. Também no Internet Marketing estas paragens de análise são extremamente importantes para garantir o sucesso das campanhas.

Ora, a verdade é que existem uma série de ferramentas de web analytics que se devem ter em conta por empresas e marketers.

Neste ponto de análise, o Google Analytics é o melhor amigos dos marketers, porque é simples de usar e é gratuito. Pode-se medir nesta plataforma o tráfego do website bem como visitas, tempo de visita, páginas mais vistas, entre outros.

Desta forma, os profissionais de marketing podem melhorar a estratégia consoante os dados recolhidos nesta análise.

Verificar o “óleo” do website e trocá-lo se necessário é meio caminho para alcançar o sucesso de uma campanha.

Ponto número 5: Envio de postais

Depois de ter viajado muito e ter aprendido com isso, está na hora de começar a interagir diretamente com os possíveis consumidores através de campanhas de email marketing.

Através destas campanhas, é possível mensurar quem abre e vê realmente o email ou quem simplesmente o apaga da sua caixa de email.

A verdade é que o Internet Marketing não fica por aqui, sendo este apenas o ponto de partida. O destino final não se pode avaliar, tendo em conta que esta é como que uma viagem de “cross country” sem fim à vista.

O roteiro funciona como um guia geral, contudo, o fascinante no Internet Marketing é que está sempre em evolução e por isso todos os marketers sentem, muitas vezes, necessidade de adaptar a sua estratégia a estas mudanças.

Consegue-se garantia de sucesso para as pequenas empresas na Internet através do cumprimento das regras acima, bem como de um bom acompanhamento por parte de uma empresa especializada em Internet Marketing.

Gostou do artigo? Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados