Voltar

Maiores erros dos anunciantes em campanhas PPC

Alguns erros podem sair bastante caro, principalmente quando se trata de campanhas PPC onde a cada segundo podem existir cliques que custam efetivamente dinheiro à empresa.

erro de PPC

Neste artigo vamos tentar explorar alguns desses erros, que são muitas vezes cometidos. Assim temos erros como:

Não fazer tracking das conversões

Atualmente existem ainda anunciantes que não fazem qualquer tipo de análise ou acompanhamento de conversões em Campanhas PPC. Este tipo de erro acontece mais com anunciantes tradicionais que estão acostumados à publicidade offline.

No entanto, a verdade é que, caso não consiga fazer este rastreamento então não vale a pena gastar um único cêntimo pois estará a investir sem saber minimamente qual o impacto desse investimento.

Erros na instalação do código

É importante confirmar se a instalação do código está bem feita. Apesar de este ser um processo técnico e de certa forma desafiante é sem dúvida um dos passos mais importantes.

Muitas vezes este código é mal colocado, enviesando a informação das campanhas  que pode levar à otimizações erradas tendo em conta que a data observada não é a correta.

Maiores erros dos anunciantes em campanhas PPC

Erros no URL

Erros no URL podem ser dos mais perigosos. O melhor cenário será se os utilizadores chegarem à página de destino correta, mas se a visita deles não for monitorizada corretamente.

O pior cenário acontece caso o erro quebre o URL. Aí o utilizador (cujo clique foi pago) é redirecionado para uma página de erro 404.

A verificação aqui mais uma vez é extremamente importante sobretudo antes de lançar uma nova campanha.

Análise superficial da campanha

Para uma otimização correta das campanhas não se pode simplificar o processo de análise de informação ficando por exemplo ao nível da campanha.

É importante ir ao nível mais baixo, ou seja, ao nível da keyword e otimizar a partir daí. Só assim será possível retirar o máximo de lucro das campanhas.

Otimizar apenas ao nível da campanha ou do adgroup faz com que  se percam oportunidades e principalmente faz com que exista uma maior probabilidade de realizar maus investimentos.

Sem metas definidas

É difícil de acreditar mas muitos anunciantes lançam uma campanha de PPC, sem metas previamente definida

Começa pela definição dos objetivos gerais, conversões, o valor de investimento e segue-se até às métricas mais básicas de uma campanha, como o CTR (clickthrough rate) ou mesmo o CPC (custo por clique).

Sem métricas que definem o sucesso, será impossível pensar em otimizar uma campanha.

Para o e-commerce, geralmente o objetivo final é a venda. Na geração de leads por exemplo o objetivo é que os utilizadores preencham o formulário.

É importante ter a estratégia e os objetivos bem definidos e conseguir identificar as ações dos utilizadores que indicam o interesse destes.

Estes erros ainda que graves apenas acontecem caso o anunciante em questão não esteja à vontade com as plataformas PPC ou com meio online em si.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados