Páginas de Facebook, perfis pessoais e Grupos
Para muitos utilizadores, as diferenças entre as páginas, perfis e grupos no Facebook são um problema que pode causar alguma confusão.
Com objetivos diferentes e funções igualmente distintas, os perfis, páginas e grupos da rede social Facebook podem deixar o utilizador confuso e com dúvidas sobre qual a melhor opção a seguir.
Primeiramente, a verdade é que, qualquer uma das três opções tem funcionalidades específicas e propósitos diversos. Por essa razão, o fundamental é que o utilizador defina previamente e claramente qual o seu objetivo e só depois proceda à escolha propriamente dita.
Perfis pessoais:
Direcionados para utilizadores individuais, os perfis pessoais são, geralmente, de uma pessoa particular e têm como principal objetivo partilhar as suas informações, fotografias e experiências.
O uso que se faz de um perfil pessoal é não comercial e tendencialmente sumariza a história de vida do utilizador. O perfil pessoal é totalmente personalizável: desde a foto de perfil à foto de capa e resume toda a atividade numa timeline única.
O utilizador tem ainda acesso ao seu feed de notícias onde é disposta toda a atividade dos seus amigos, das páginas que gostou e ainda dos anúncios de Facebook Ads.
Páginas de marca:
Numa vertente mais comercial, o Facebook permite criar um género de timeline para organizações, marcas e negócios, cujo objetivo primordial é ajudar à divulgação da marca e estimular a partilha de atualizações com os respetivos consumidores e seguidores.
Apesar de qualquer utilizador poder criar uma página, apenas representantes oficiais ou gestores contratados podem gerir páginas de marca.
Nas páginas é possível visualizar estatísticas de performance e gerir fãs, publicações bem como mensagens. Estas ferramentas são uma mais valia quer para marketers quer para gestores de marca.
No caso de organizações e marcas que pretendam aumentar a sua notoriedade e base de fãs/seguidores, as páginas de Facebook são definitivamente a opção mais viável.
Grupos:
Atualmente, o Facebook conta com mais de 500 milhões de utilizadores que integram grupos, e diariamente são criados centenas de grupos.
Elaborados para utilizadores que tenham os mesmo interesses, ideologias, ou por e simplesmente queiram juntar um nicho de amigos, interajam e partilhem atualizações, informações e fotografias.
No Facebook, os grupos podem ser públicos, privados ou secretos, sendo que no último caso apenas os convidados podem presenciar e participar nas interações.
Para entrar em grupos públicos ou privados, basta ir à página do grupo e fazer “join”. Assim, os grupos públicos, o utilizador é adicionado automaticamente, enquanto nos grupos privados, é necessário que o administrador aprove a entrada.
Na realidade, a rede social Facebook oferece aos utilizadores diversas plataformas de interação, sendo que a escolha mais adequada irá sempre depender do objetivo da interação.
Seja de utilizador para utilizador, marca para consumidor ou líder de opinião para seguidores, o Facebook tem sempre a melhor solução!
Em suma, descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!