Pinterest e Instagram – partilhar imagens para angariar clientes

O social media associado a uma aparência forte tornam-se numa combinação irresistível. Nos últimos anos temos assistido a um crescimento exponencial das redes sociais que,…

Voltar

O social media associado a uma aparência forte tornam-se numa combinação irresistível.

Pinterest e Instagram – partilhar imagens para angariar clientes

Nos últimos anos temos assistido a um crescimento exponencial das redes sociais que, além do seu crescimento junto dos utilizadores, estão em permanente desenvolvimento. Se antigamente nos cingíamos à partilha de 140 caracteres, atualmente, utilizadores e marcas apostam cada vez mais na partilha de imagens e vídeos de forma cada vez mais simples.

Esta tendência justifica o tão acentuado crescimento de sites como Pinterest e Instagram que se encontram, atualmente, na vanguarda do social media e são utilizados por diversas empresas como forma de desenvolver o seu “social shopping”, e inspirar os consumidores a partilhar fotografias dos seus produtos preferidos.

Para que possamos compreender como funcionam o Pinterest e o Instagram, na partilha de imagens para angariar clientes, é necessário que percebamos as características e mais-valias de cada uma das plataformas.

PINTEREST
Este site, tem mais de 53 milhões de utilizadores mensais, dos quais mais de metade interage com a plataforma através do seu dispositivo móvel.

Esta plataforma, permite aos seus utilizadores a partilha e gestão de coleções de imagens específicas, como se de um quadro se tratasse. A ideia central por detrás do Pinterest, consiste na comunicação entre todos os utilizadores unicamente através de imagens, que podem ser as suas favoritas através de um re-pin.

Através do Pinterest, é possível tornar a sua marca bastante reconhecida, contudo é necessário captar a atenção dos utilizadores, provando-lhes que é uma fonte importante e credível de informação. A construção deste canal de comunicação é demorada, uma vez que, é essencial a partilha de “pins” relevantes para os utilizadores.

Outro momento chave na criação de um perfil do Pinterest, é a partilha de pin’s de produtos que a sua audiência também possa gostar. Ao contrário do que muitas empresas pensam, partilhar produtos de outras marcas não é infrutífero para o seu perfil. A colocação de pin’s de outra marca/produto faz com que a audiência confira maior relevância ao perfil da empresa em questão, uma vez que não é usado apenas “para fins comerciais próprios” e que se preocupa com a sua audiência.

INSTAGRAM
Conta atualmente com 160 milhões de utilizadores ativos, por mês, em todo o mundo e com o upload de 65 milhões de fotografias por dia, esta plataforma funciona como uma aplicação de compartilhamento de fotografias, que permite aos utilizadores capturar fotografias com o seu smartphone e aplicar-lhes filtros, para que depois possa partilhá-las no Facebook, Twitter, Foursquare e outras redes sociais.

De acordo com o relatório apresentado pela Simply Measured – 71% das empresas adotaram o Instagram como umas das suas redes socias de preferência, sendo o Instagram um excelente canal para redirecionar e otimizar conteúdos de marketing.

No caso do Instagram é importante criar rotinas de publicação. Ao funcionar como um blog de partilha de imagens, é necessário que as marcas o vejam como tal e partilhem conteúdo fotográfico consistente e coerente e que captem os utilizadores através da periodicidade da sua publicação.

O Instagram é também uma mais-valia no desenvolvimento de ferramentas como SEO, uma vez que através da partilha de fotografias com hastags aumenta o número de visitas nas diversas redes.

Qual das plataformas devo usar?

Esta é uma questão muito importante no desenvolvimento de uma estratégia online. As marcas conseguem ganhar notoriedade e melhorar a sua presença online apenas através das redes “tradicionais” como Facebook, Twitter e Google+.

Contudo, plataformas como o Pinterest e o Instagram permitem aumentar ainda mais a sua visibilidade e sobretudo direcionar mais a comunicação ao target pretendido. No caso do Pinterest, está provado que o maior número de utilizadores são mulheres com mais de 20 anos, assim, está mais direcionado a marcas femininas e a questões relacionadas com o seu universo.

Relativamente ao Instagram, o maior número de utilizadores encontra-se entre os 18 e os 30 anos, estando mais disponíveis para marcas com uma linha de comunicação menos informal.

Ou seja, o uso do vasto leque das redes sociais deve ser controlado e mais importante estruturado de forma a ir ao encontro não só das necessidades da marca como do consumidor. Conteúdo relevante aumenta o tráfego e assim o volume de leads de cada marca.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.