A relação entre o SEO e o Marketing Digital

SEO. -

A especialização em SEO deve ser complementada com diversos conhecimentos de Marketing Digital.

A relação SEO e Mkt Digital

As estratégias de SEO já existem há vários anos, contudo, são ainda poucos os cursos universitários que oferecem especializações na área de Search Engine Optimization.

A verdade é que a maioria das pessoas aprende sobre SEO a ler blogs, a fazer perguntas, e sobretudo por tentativa e erro.

No marketing digital fala-se na importância dos marketers terem uma especialização na área, mas para quem quer começar a desenvolver estratégias de SEO, é crucial que desenvolva conhecimentos complementares em outras áreas do saber, como:

HTML

Saber HTML pode ser muito libertador para quem desenvolve estratégias de SEO, pois aumenta a sua capacidade de fazer as coisas por si próprio, sem ter que recorrer constantemente ao programador para todas as alterações necessárias. Alguém que saiba utilizar códigos HTML consegue formatar os posts dos blogs da forma que mais lhe convém e agrada.

Por exemplo, saber o que as tags <div> e <span> significam, já ajuda muito, pois também permite que se perceba qual o conteúdo a que se deve adicionar a tag e de que forma o fazer.

Adicionar tags HTML ao conteúdo e saber como funcionam, é algo que qualquer especialista em SEO deve saber fazer.

Quanto mais se souber sobre como os websites são codificados, mais fácil é diagnosticar problemas rapidamente, pois basta olhar para o código fonte.

Copy Writing

Quem desenvolve conteúdo não só deve saber escrever bem, como deve saber criar conteúdos baseados em estratégias de SEO e ter noções dos princípios fundamentais do copy de marketing.

O conteúdo presente nas páginas de web e nos blogs deve ser desenvolvido de acordo com estratégias de SEO, uma vez que este impulsiona o ranking das páginas nos motores de busca, aumentando por sua vez a conversão.

Os princípios básicos do copywriting incluem escrever headlines apelativos, delinear quais as caraterísticas e benefícios da marca, criar calls-to-action fortes e dar uma voz única às marcas.

A relação SEO e Mkt Digital

Estratégia e Marketing de conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo deve incorporar pesquisa (cujos resultados revelem quais as perguntas às quais os utilizadores estão a tentar responder) e criação de conteúdo (que responda a essas mesmas questões e crie confiança e afinidade com a marca).

Deve incluir um calendário editorial que contenha não só os posts do blog e os conteúdos do site, mas também conteúdo que faça ligação entre o site e outros sites.

Faz parte da estratégia de conteúdo tentar perceber quais as melhores datas, timmings e métodos para as publicações, de forma a criar uma maior fidelização juntos dos utilizadores.

O marketing de conteúdo, por outro lado, parte de cada peça de conteúdo criada e questiona “Como fazemos para promover este conteúdo?”

O marketing de conteúdo inclui o desenvolvimento de relações com os decision-makers do meio online, a criação e manutenção de uma comunidade ativa, e o planeamento de como se deve promover o conteúdo nas várias redes sociais.

Continuação dos Estudos

Existem muitas outras áreas cujo conhecimento seria extremamente importante para quem desenvolve estratégias de SEO, como o social media marketing, a criação e produção de vídeo, o marketing de retenção, as campanhas de pagamento por clique, entre outras.

O mundo SEO é um mundo em constante expansão e evolução. Como tal, ter conhecimentos noutras áreas do saber, torna os marketers mais competentes e melhores profissionais.


Partilhe a sua opinião