Email marketing: insights sobre os utilizadores
Novos insights sobre o comportamento dos utilizadores perante o email marketing apresentados no relatório 2014 Science of Email Report.
A verdade é que continuamos a assistir a diversas mudanças no comportamento dos utilizadores perante as diversas estratégias de marketing, nomeadamente no que diz respeito ao email marketing.
Estas alterações de comportamento por parte dos utilizadores e destinatários de email, obrigam a que as empresas tenham em atenção algumas técnicas de email marketing que devem utilizar.
Contudo, para que as estratégias de email marketing se possam adaptar aos novos comportamentos dos seus receptores é importante que as empresas tenham conhecimento dessas alterações comportamentais.
Desta forma e resumidamente podem apresentarem-se 9 novos insights sobre o comportamento dos utilizadores, que contribuirão para a otimizações futuras das campanhas de email marketing:
1) Destinatários de campanhas de email marketing preferem emails baseados em imagens
De acordo com os resultados apresentados no relatório sobre as tendências comportamentais dos receptores de email marketing, estes afirmam que preferem receber emails baseados em imagens e com menos texto.
Contudo, a verdade é que analisando as respostas a estes emails, bem como as suas taxas de abertura, estas revelam o oposto. Ou seja, mais rapidamente os receptores respondem favoravelmente a emails com texto.
2) Utilizam-se cada vez mais filtros de email
Segundo o mesmo relatório, os filtros de email são cada vez mais populares e usuais entre os indivíduos, como forma de evitar a recepção de mensagens indesejadas.
A verdade é que, cerca de 54% dos entrevistados assume recorrer a filtros para classificar automaticamente mensagens comerciais como spam. Esta questão, pode e deve-se contornar pelas empresas através da elaboração de bases de dados de indivíduos realmente interessados nos seus conteúdos.
Esta tendência prova a importância extrema de conhecimento do público alvo bem como dos seus gostos, para que a campanha de email marketing alcance o sucesso previsto.
3) Filtros de email são mais utilizados por jovens
Apesar de extremamente populares, como dito anteriormente, a verdade é que os métodos de filtragem de email são mais utilizados entre as camadas mais jovens.
Ora, de acordo com o 2014 Science of Email Report mais de 63% dos entrevistados entre os 18 e os 29 anos utiliza estes filtros como forma de evitar a recepção de emails indesejados, contra apenas 49% de utilização por parte de indivíduos com mais de 60 anos.
4) Smartphones mais comum do que tablets
Sabe-se que a utilização de dispositivos móveis continua a aumentar, contudo, de acordo com o estudo revelado recentemente, os smartphones são mais populares entre as camadas mais jovens do que os Tablets.
A verdade é que, mais de 70% dos entrevistados entre os 18 e os 44 anos assume aceder ao seu email através do smartphone, enquanto que as camadas com mais idade preferem ler os seus emails nas telas com maiores dimensões disponibilizadas pelos tablets.
5) Jovens preferem emails em formato HTLM
Cerca de 75% dos utilizadores ente os 18 e os 44 anos assumem a sua preferência relativamente aos emails formatados em HTML. Contudo, utilizadores acima dos 45 anos, dividem as suas opiniões entre os emails formatados e os emails de texto simples.
Esta questão pode estar relacionada com a dificuldade que alguns serviços de email apresentam na abertura das imagens.
6) Diferentes horários podem aumentar o CTR
Ora, a verdade é que o importante em qualquer campanha é que a empresa se destaque de forma positiva. As campanhas de email marketing não são exceção.
De acordo com o 2014 Science of Email Report, apesar de não existir um timming certo para o envio de campanhas de email marketing, as empresas devem fazê-lo quando os seus concorrentes não o fazem.
Ou seja, enviar emails em dias diferentes e horas opostas aos concorrentes pode aumentar a taxa de CTR da campanha. Uma vez que os utilizadores estarão mais propensos a abrir o email.
7) Emails em massa mais rapidamente abertos em smartphones
O comportamento de consumo em torno do email pode variar de acordo com a forma como este é comunicado: enviado para massas ou enviado individualmente.
De acordo com o estudo, mais rapidamente se enviam e veem os emails para massas nos smartphones (47%) do que os emails individuais (37%).
8) iPhones responsáveis por metade de emails vistos em dispositivos móveis
A verdade é que é urgente a adaptação de todo o tipo de campanhas de marketing ao formato móvel. Uma vez que este é o mais utilizado pelos consumidores.
Assim, é importante que as empresas tenham consciência de que em termos de campanhas de email marketing, os iPhones são responsáveis por mais de metade dos emails de marketing vistos em dispositivos móveis.
9) Emails curtos têm melhores resultados
A verdade é que o comprimento do corpo de texto e da linha de assunto dos emails tem influência na sua taxa de abertura. Tendo em conta que cada vez mais os consumidores têm “preguiça” de ler grandes textos.
Assim, a utilização de frases curta e concisas é preferencial entre os receptores de email.
Estes 9 insights apresentados anteriormente revelam a necessidade urgente de conhecimento do público alvo por parte de marketers e empresas. No sentido de potenciar as suas estratégias de comunicação e nomeadamente de email marketing.