Responsive Website ou aplicação mobile, qual a escolha?

A escolha entre o desenvolvimento de responsive websites ou aplicações mobile não é tarefa fácil mas é absolutamente obrigatória nos tempos que correm. Atualmente, com…

Voltar

A escolha entre o desenvolvimento de responsive websites ou aplicações mobile não é tarefa fácil mas é absolutamente obrigatória nos tempos que correm.

Aplicações Mobile

Atualmente, com o estrondoso aumento do número de dispositivos móveis e facilidade de acesso à internet através dos mesmos, todas as empresas e negócios devem ter em mente a obrigatoriedade de desenvolver websites e aplicações destinadas a smartphones e tablets.

Porquê? Essencialmente porque os dados não enganam. A verdade é que mais de 67% dos consumidores se sentem mais próximos das marcas e efetuam mais compras online através de sites e aplicações que funcionam em dispositivos móveis.

Desta forma, a necessidade de desenvolver uma presença online a par de uma estratégia de mobile marketing é impreterível. Contudo, a questão mantém-se: qual a melhor hipótese entre responsive websites e aplicações mobile?

As duas hipóteses apresentam as suas vantagens e destinam-se a diferentes propósitos dependendo do objetivo. Qual a mais indicada?

Responsive Websites

O desenvolvimento de responsive websites é uma das opções de mais viáveis para as empresas que pretendem estar no topo dos resultados de pesquisa nos motores de busca como o Google, nascendo assim um nova disciplina no SEO – o Mobile SEO.

Este tipo de desenvolvimento implica redesenhar o site e torna-lo totalmente adaptável a esta nova realidade dos dispositivos móveis, com a mais valia de impulsionar fortemente o tráfego para o website.

A verdade é que, ao tentar aceder a um website através do dispositivo móvel o consumidor se sente mais à vontade para gerar uma ação, ao contrário por exemplo de websites que simplesmente não são funcionais no smartphone ou tablet.

Neste tipo de website, e ao contrário do que acontece em aplicações móveis, existem algumas funcionalidades dos dispositivos que não estão disponíveis como é o caso da câmara e do GPS.

Responsive

Aplicações mobile

As aplicações mobile permitem, não só uma experiência completa, única e muito específica aos consumidores, sendo esta uma das razões pela qual as empresas devem optar por este tipo de desenvolvimento.

Antes do desenvolvimento desta aplicação é necessária uma análise sobre quais os dispositivos móveis que mais geram visitas e tráfego para o website da empresa.

Esta análise pode ser desenvolvida a partir de ferramentas como o Google Analytics, e ajudam na escolha de sistema operativo que deve ser usado no funcionamento da aplicação.

Após a escolha do sistema operativo, a aplicação deve ser desenvolvida de acordo com todas as potencialidades do mesmo, no sentido de oferecer uma melhor experiência aos utilizadores.

Este tipo de aplicações permitem às empresas obter mais dados sobre os visitantes possibilitando assim o desenvolvimento de uma base de dados mais avançada, do que no caso dos responsive websites.

Após a análise das duas hipótese a pergunta mantém-se: qual deve ser a escolha?

Pois bem, esta escolha deve ser efetuada com base nos interesses e objetivos da empresa, bem como nos comportamentos do público alvo.

Normalmente, uma aplicação apresenta menos conteúdo de texto do que que os responsive websites, que por outro lado, implicam menos esforço por parte do utilizador, que não necessita de descarregar obrigatoriamente uma aplicação para aceder.

A verdade é que, seja qual for o tipo de negócio ou a opção escolhida entre responsive websites e aplicações mobile, a adaptação da presença das empresas a este tipo de dispositivos não pode passar em branco.

A escolha passa por duas formas diferentes de chegar ao público “mobile” e nunca pela opção de não estar presente nesta realidade.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Keep it simple and stupid.

Portugal 2020Vale Indústria 4.0

Pedir Orçamento

Veja o seu investimento converter-se em resultados.